Reinações de Narizinho !!
Capítulo 1 - A Menina do Nariz Arrebitado Conhece o Príncipe!
Tia Nastácia grita por Narizinho. A menina do nariz arrebitado come jabuticabas com sua boneca. Emília cai da jabuticabeira e um dos seus olhos desgrudam. Dona Benta lê mensagens no seu e - mail. A avó recebe uma mensagem de sua filha Antonica, dizendo que o seu neto Pedrinho está indo para o Sítio em breve. Narizinho leva a sua boneca para Nastácia consertar. Na cidade, Pedrinho sonha com o Sítio. Narizinho vai a beira do ribeirão para dar comida para os peixes. Com as águas mexiriqueiras, ela adormece. Um peixe e um besouro aparecem em cima da menina e conversam sobre o fenômeno. Depois que o besouro vai embora, Narizinho se apresenta para o peixe. O Príncipe a convida para visitar o seu reino. Narizinho e Emília vão e ficam encantadas com o local. Saci pega o cachimbo do Tio Barnabé. Narizinho é bem recebida no reino. Ela até conheceu o Sapo Major. Tia Nastácia e Benta preparam quitutes para a chegada do menino. Tio Barnabé aparece e fala que Saci está rondando o Sítio. Nastácia fica assustada. Dona Carochinha chega no reino a procura do Pequeno Polegar. Narizinho e a barata brigam. Emília ganha vida, pega o óculos de Carochinha e corre. Narizinho fica pasma.
Capítulo 2 - Emília ganha vida e enfrenta D. Carochinha
Emília corre com o óculos .Dona Carochinha vai atrás. Príncipe chama os guardas. Narizinho e Polegar tentam alcançar a boneca. Pedrinho sonha com o Sítio. Emília corre com o óculos. A barata vai atrás. Príncipe alcança Narizinho e a convida para conhecer o reino. Emília fica sem saída e Carochinha fica feliz. Dona Aranha e suas filhinhas vão até o palácio. O Príncipe Escamado pede para a costureira fazer um vestido para Narizinho. A Aranha termina. A Menina fica deslumbrante e o espelho quebra. Dona Aranha fica feliz, pois o seu encanto foi quebrado. Tio Barnabé faz um novo cachimbo e Saci observa. Dona Aranha resolve ficar como aranha, pois já está acostumada. Nastácia pensa em fazer um leitão assado para a chegada de Pedrinho. Rabicó observa e corre. Benta recebe e - mail dizendo que seu neto está à caminho do Sítio. No reino, Narizinho dança com o Príncipe. Carochinha bate na cabeça de Emília e ela cai. A Barata pega seus óculos e encontra o Polegar. Emília fica desmaiada. Barnabé arruma o Pangaré para chegada do Pedrinho. Saci aparece e apronta com o cavalo. Doutor Caramujo acorda Emília e vai dar uma de suas pílulas falantes para a boneca. O Médico percebe que as suas pílulas sumiram. Príncipe Escamado fica pasmo.
Capítulo 3 - A Pílula Falante
Tia Nastácia está no varal. Saci surge com seu redemoinho. A cozinheira fica pasma com a ventania. O Sapo major come as pílulas pensado que são pedras. Nastácia fala para Benta que o Saci está mesmo rondando o Sítio. Benta diz que Saci não existe e pede para Nastácia levar bolinhos de chuva para Barnabé levar para Pedrinho. Os guardas saem para procurar o ladrão das pílulas. Doutor Caramujo diz para Narizinho que pode tirar uma falinha de papagaio e colocar na boneca muda. A menina do nariz arrebitado não aceita, pois se fizer isso o papagaio vai ter que ser morto. Um dos guardas chega com Major doente. Nastácia e Benta resolvem procurar Narizinho. O Peixe serra corta a barriga do sapo e Doutor Caramujo encontra suas pílulas. O médico dá uma para Emília e a boneca começa a "falar pelos cotovelos". Benta e Nastácia procuram por Narizinho na mata e não acham. As duas resolvem voltar para o Sítio. No Sítio, Nastácia grita por Narizinho. A Menina e a boneca ouvem e correm para o Sítio. Benta e a cozinheira ficam pasmas com a boneca falando. Pedrinho chega ao Arraial. Todos se preparam para a chegada do menino. Pedrinho chega no Sítio e se diverte com a prima. O menino entrega os presentes para todos. Narizinho quer que Emília se case com Rabicó. Ela e Pedrinho decidem fazer um Visconde para ser o pai do Rabicó. Eles terminam de fazer o sabugo e o deixam em cima da estante. Mais um ser inanimado ganha vida.
capítulo 4 - O Nascimento do Visconde e o Casamento de Emília
Visconde ganha vida. Emília aparece e fica pasma ao ver o boneco de sabugo. Doutor Caramujo diz que o Príncipe Escamado está doente do coração e que precisa se casar. Todos os habitantes do reino fazem uma carta convidando Narizinho para ser a Princesa do Reino das Águas Claras. No Sítio, todos os habitantes ficam maravilhados com o Visconde de Sabugosa. Pedrinho e Narizinho explicam para o sabugo que eles precisam casar Emília com o Rabicó. Eles também falam para o Visconde que ele vai ser o pai do porco. Depois, Emília aceita a se casar com o Rabicó, mas quer um vestido novo e nunca vai morar na lama. Nastácia colhe goiabas para fazer um doce para o casamento. O noivado da boneca é um fiasco. Rabicó come uma abóbora e limpa as mãos no vestido de Emília. A Boneca expulsa o leitão da sala. Narizinho usa um vidro azul para representar o marido da boneca. Nastácia e Benta fazem comidas para o casamento no Sítio. Pedrinho e Barnabé pescam. O menino encontra uma carta para Narizinho no meio de uma pedra e leva para prima. Narizinho lê a carta e manda a resposta para o Príncipe. Escamado fica feliz, pois Narizinho aceitou a se casar com ele. O Casamento da Emília começa e termina. Na hora da troca de alianças, Pedrinho diz que Rabicó não é Príncipe. A boneca desmaia. No Reino todos se preparam para a festa de casamento do Príncipe com a menina. Narizinho, Visconde, Emília, Pedrinho e Rabicó estão à caminho do Palácio do Príncipe para o casamento.
capítulo 5 - Volta ao Reino das Águas Claras
Nastácia cozinha. Barnabé leva uma encomenda de Benta para a cozinha. A Turma chega no Reino das Águas Claras. A recepção é maravilhosa. Narizinho e Emília vão ver o vestido com a Dona Aranha. Pedrinho, Rabicó e Visconde vão explorar o oceano. A encomenda de Benta é um microondas. Nastácia não gosta da nova tecnologia. A cozinheira coloca um copo de leite para esquentar, mas se atraplha toda e deixao leite queimar. Saci aparece e vai queimar o leite, mas percebe que o líquido já está queimado. Miss Sardine vai pegar o seu vestido com Dona Aranha, mas a costureira nem fez ainda. Emília fala "poucas e boas" para a sardinha. Pedrinho e Visconde encontram um navio naufragado e fica maranilhados. Rabicó vê um tentáculo de polvo e acredita que é uma mandioca. O polvo pega o porco. Pedrinho e o sabugo ouvem o grito de socorro do leitão e vêem os apuros do Marquês. Um guarda do reino vai para o palácio e pede ajuda. O príncipe manda o Major Agarra e não larga mais tomar providências. O Sapo chama um cardume de peixes elétricos, que salvam o porco. O Casamento de Narizinho começa. Pedrinho, Rabicó e Visconde chegam na hora. Nastácia fala para Benta que com o microondas a avó não precisa mais dela. A Cozinheira fica triste e sai. Benta vai atrás. Na hora da coroação no reino, aparece um peixe avisando que a coroa de rosquinha sumiu. Emília acredita que Rabicó comeu e a turma sai de dentro do ribeirão. Todos vão correndo para o Sítio, alegram Nastácia e dão muitas risadas.
O saci
Capítulo 1 - Pedrinho com Sacis na cabeça!
O pôr do Sol alegra a todos no Sítio. Nastácia fala sobre o Saci. Pedrinho se interessa pelo ser. Cuca quer fazer alguma maldade com Narizinho, a neta de Dona Benta. Barnabé dá milho para as galinhas. Visconde o observa, mas logo sai para não ser comido pelas galinhas. Anoitece. Na sala, Pedrinho joga vídeo game. Narizinho lê um livro. Nastácia costura a Emília, mas vai continuar no outro dia, pois está com sono. Pedrinho combina com Narizinho de eles irem na casa de Tio Barnabé no dia seguinte. Saci fala com uma coruja na mata. Amanhece. Todos tomam café da manhã. Benta convida a turma para uma caminhada. Pedrinho avisa que vai ver o Pangaré. A avó nem imagina que o seu neto a enganou e foi falar com Barnabé. Cuca encontra uma flor azul na mata e diz que o feitiço vai dar certo. Visconde lê alguns livros na biblioteca. Emília pede para Nastácia contar uma história. A cozinheira conta a história da festa no céu. Barnabé conta tudo o que sabe sobre o Saci para o Pedrinho. Barnabé também conta como assustou o ser mágico. Pedrinho fica maravilhado com o Saci. Emília fala com Rabicó. O porco conta como Nastácia assou seus irmãos e como Narizinho o protege. A Boneca vai para a casa de Barnabé e conhece um pouco sobre os passarinhos que habitam o Sítio. Pedrinho e Narizinho pedem para Barnabé ensinar como se caça um Saci. O velho ensina. Cuca toma uma poção e começa a passar mal. Um redemoinho surge na frente de Pedrinho e Narizinho. O neto de Benta usa uma peneira e uma garrafa e entra no redemoinho. Pedrinho diz a Narizinho que conseguiu pegar um Saci. A menina fica alegre.
Capítulo 2 - Quero uma peneira de cruzeta!
Pedrinho grita que pegou um Saci. Narizinho e Emília vêem que a garrafa está vazia e riem. Pedrinho vai falar com Barnabé. Nastácia expulsa Rabicó da cozinha. Narizinho pede para Emília pegar minhoca para a pescaria. Emília encontra Rabicó, o engana e consegue pegar algumas minhocas. Narizinho aparece e as duas vão para o ribeirão. Barnabé diz a pedrinho que o Saci na garrafa fica invisível e só aparece quando a modorra surge. Narizinho e Emília pescam. Um peixe puxa o anzol de Emília e a boneca cai no ribeirão. Narizinho a salva e a leva para colocar no varal. Pedrinho vai na cozinha e pega alguns bolinhos de chuva. O menino engana Dona Benta de novo e vai para a mata. Pedrinho acaba adormecendo na floresta. Saci começa a assobiar na garrafa e Pedrinho acorda. O neto de Benta solta Saci e fica amigo dele. Emília está brava no varal. Narizinho come jabuticabas com Rabicó e depois vai sozinha para a amoreira. No caminho, a menina encontra uma velha que entrega uma flor azul. Narizinho cheira e vira pedra. Cuca tira o disfarce de velha e dá risadas. Saci ensina os segredos da mata para Pedrinho. Eles escutam um rugido de onça e sobem em uma árvore. Os dois ficam com medo.
Capítulo 3 - Meu amigo Saci
Nastácia vai tirar as roupas do varal e encontra Emília. A cozinheira tira a boneca de lá. Saci encontra pó de mico na árvore que eles estão e entrega para Pedrinho. O menino joga o pó na cara da onça. O animal foge. Saci e Pedrinho comemoram. Emília está brava com Narizinho e encontra a pedra falante. A Boneca começa a conversar com a sua nova amiga. Benta chega de uma caminhada e toma café com Nastácia. Emília chega e fala sobre a pedra falante, mas as duas não acreditam na boneca. Cuca está feliz com a sua maldade. Anoitece. Pedrinho conhece o bambuzal, onde os Sacis nascem. Nastácia faz a janta. Emília está na janela da cozinha e vê Rabicó na lixeira. A Boneca diz bem alto para Nastácia que Benta queria comer porco assado algum dia. O leitão de Narizinho ouve e foge ao ver Nastácia. Pedrinho e Saci encontram o Lobisomem. Os dois correm. Saci usa a fumaça do seu cachimbo e espanta o ser da floresta. Barnabé diz para Benta e Nastácia que as crianças sumiram. As duas vão esperar dentro da casa. Saci faz palmito para ele e Pedrinho comerem. Depois da janta, a Mula - Sem - Cabeça aparece. Saci foge e deixa Pedrinho sozinho.
capítulo 4 - A Cuca vai pegar
Pedrinho se lembra quando Nastácia o ensinou a fazer a Mula - Sem - Cabeça voltar a ser uma mulher. O menino pega uma vareta e espeta a pata da monstra. A mula volta a ser uma mulher. Emília pede para Nastácia uma canastra. A cozinheira diz que vai dar, mas depois que passar o café para Dona Benta. Rabicó come espiga de milho no pomar. A mulher, que se livrou da maldição da Mula - Sem - Cabeça, agradece o menino e corre para a mata. Saci aparece. O neto de Dona Benta fica bravo com o diabinho de uma perna só. Saci, para se desculpar, decide levar o menino para ver um segredo da mata. Emília pede para Benta lhe contar uma história. A avó conta a história do mundo para a boneca. Uma flor se abre na floresta. Saci diz que já é meia noite e os dois amigos vêem os Sacis se divertindo na mata. Benta pára de contar história para Emília. Nastácia chega com um chá para avó. Barnabé aparece e diz que o Lobisomem está rondando o Sítio. Todos se preocupam. Benta decide pedir ajuda do Coronel Teodorico. Os sacis vão embora. Pedrinho gostou do que viu. Uma coruja aparece e fala para Saci o que houve com Narizinho. Saci conta para Pedrinho e os dois vão ao Sítio conferir se o que a coruja disse é verdade. Rabicó sonha que Nastácia o colocou para fritar. Pedrinho e Saci chegam ao Sítio e escutam a conversa de Teodorico com Benta. Os dois vão de redemoinho até a gruta da Cuca e amarram a bruxa, que está dormindo. Na sala, Benta e Nastácia dormem. Emília vai acordar a avó para mostrar a pedra falante. Teodorico não deixa boneca acordar Benta. Emília fica brava. Os bichos já comentam sobre o sumiço de Narizinho. Na gruta, o Saci coloca um pingo d'água bem no rosto da Cuca. A Bruxa acorda e fica brava.
capítulo 5 - Narizinho volta ao normal
Cuca fica brava com Saci. A bruxa não aguenta o pingo d'água e diz que precisa de um fio de cabelo de Iara para desencantar Narizinho. Pedrinho e Saci saem e deixam Cuca amarrada. Emília está brava com o Teodorico. Nastácia chega na cozinha para fazer um suco de maracujá. A boneca tem uma ideia. Visconde não gosta nada. Pedrinho e Saci estão à caminho do ribeirão. Eles param para ver o Curupira cuidando das árvores. Depois eles continuam a caminhada. Emília aproveita uma distração de Nastácia e coloca pimenta em um copo com suco. A cozinheira vai levar para Benta e Teodorico. Visconde aparece e diz que o coronel só vai tomar o suco se Benta não tomar antes. A Boneca corre para tentar impedir, mas no final nem precisou. Teodorico pegou o copo com o suco de pimenta. Pedrinho e Saci chegam no ribeirão. Saci vai tentar pegar o fio de cabelo. O neto de Benta fica maravilhado com a Rainha das Águas e fica paralisado. Saci, sem querer, assusta Iara. A Mãe das Águas foge. Saci pega um fio de cabelo no pente da Iara. O diabinho de uma perna só pega uma planta e faz o Pedrinho voltar ao normal. Os dois voltam para a gruta da Cuca e descobrem que a bruxa estava enganado eles. Cuca, sob ameaça do pingo d'água fala que na verdade eles precisam de uma flor azul para desencantar a menina. Emília fala com mocha. A vaca diz para a boneca que os bichos já falam do sumiço de Narizinho. Emília se lembra da pedra falante e vai com Visconde até lá. O Sabugo ouve a pedra falar. Amanhece. Benta, Nastácia, Teodorico e Barnabé decidem ir procurar as crianças. Todos ouvem um grito de Pedrinho. Todos vão para fora e ficam felizes, mas maravilhados com o Saci. Pedrinho joga as pétalas da flor ao vento. Emília se prepara para chutar a pedra falante, quando ela se transforma na menina. Narizinho e a boneca voltam para o Sítio. Todos ficam felizes e comemoram.
Capítulo 1 - Os caçadores do Capoeirão dos Tucanos
A turma brinca com bonecos de legume na varanda. Rabicó chega e pega um boneco para comer. Emília corre atrás dele. Barnabé e Nastácia conversam sobre o sumiço de animais do capoeirão. Dona Benta chega e pede para Barnabé levar um sacola até o automóvel. Rabicó consegue fugir de Emília. A boneca cai e dois besouros aparecem. Benta avisa que vai levar roupas para doar. Pedrinho e Narizinho ficam felizes. Rabicó anda na mata e encontra um acampamento de dois caçadores. O Porco se assusta e corre até o Sítio. Benta encontra Tico tico e Sabiá na estrada e convida eles para irem ao Sítio. Os beosuros contam sobre os caçadores para Emília. Rabicó e a boneca chegam para contar para Pedrinho e Narizinho, eles resolvem fazer alguma coisa. A Turma vai ao capoeirão e se separam para desmanchar as armadilhas. Narizinho acaba ficando presa em uma.
capítulo 2 - Os caçadores encontram os sabotadores
Narizinho grita por socorro. Pedrinho a liberta. Todos resolvem voltar para se prepararem melhor. Os caçadores resolvem colocar sonífero na carne que vão dar para onça. Emília prepara granadas de vespa. Pedrinho lidera o salvamento dos animais do capoeirão. Benta, Nastácia e Barnabé ouvem as cantorias de Tico Tico e Sabiá. Saci vê a turma do Sítio e depois ouve os gritos da Cuca. O Diabinho de uma perna só a encontra em um buraco e a salva. Rabicó aparece no acampamento dos caçadores e eles correm atrás dele. Narizinho troca o sonífero por sal e sai. Os caçadores voltam e vão à caça. Os dois colocam a carne no chão e se escondem em cima de uma árvore. A onça come e não dorme. A Turma observa escondida e depois resolve voltar ao Sítio. Os caçadores os encontram.
capítulo 3 - Caça ao Rinoceronte!
Os caçadores prendem a turma do Sítio. Dona Benta, Tia Nastácia e Tio Barnabé arrumam a festa para a campanha do agasalho. Cuca e Saci andam pelo capoeirão vendo as armadilhas. Os caçadores deixam a turma no acampamento e a onça se aproxima para come - los. Emília joga uma granada de vespa e o animal vai embora. Benta recebe os convidados da sua festa. Os caçadores ficam furiosos com a turminha. Cuca aparece e transforma os dois em sapos. Saci desamarra a turma. As crianças chegam na festa e se divertem. Benta, Nastácia, Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde vêem na TV que um rinoceronte fugiu de um circo. Amanhece. Emília e Visconde procuram pelo animal. O Sabugo diz que viu o rinoceronte.
capítulo 4 - Tia Nastácia encontra o "Monstro"
Visconde e Emília vêem o rinoceronte. Logo em seguida, todos descobrem que era o Rabicó cheio de folhas. Benta e Nastácia lêem no jornal que tem uma equipe procurando pelo animal que fugiu do circo. A Equipe está perto do Sítio. Emília manda os besouros irem descobrir mais sobre o rinoceronte. O Dono do circo procura pelo seu bicho. Emília e Dona Benta vêem na TV sobre a busca pelo animal africano. A Boneca convence Rabicó a ir junto procurar o rinoceronte. Na mata, A Boneca vê o bicho. Rabicó corre. A Boneca fala com ele. Pedrinho e Narizinho descobrem onde foi Emília. O animal avisa para a boneca que quer ir para a África. A Turma sai a procura do Rinoceronte e não encontram. O animal entra no Sítio fugindo do dono do circo. Tia Nastácia o vê e desmaia.
capítulo 5 - Quindim fica morando no sítio
Tia Nastácia desmaia ao ver o rinoceronte. O Animal corre com medo até a porteira. A Turminha chega e o vê. Benta tenta acalmar Nastácia. Xb1 e Xb2 querem investigar. Emília conversa com o rinoceronte. Os besouros avisam a boneca que o dono do circo está indo para o Sítio. ATurminha convence Tio Barnabé a deixar o rinoceronte na sua casa. Pedrinho conta para a avó e para Nastácia onde está o animal. Tio Barnabé conta histórias da África para seu novo amigo. Benta chega com a turmina e percebe que o bicho não é feroz. O Dono do circo chega ao Sítio e vê seu rinoceronte. O Dono do circo mostra um documento que o bicho é dele. Xb1 e Xb2 estão a caminho do Sítio. O Dono do circo está prestes a levar o animal. Xb1 e Xb2 chegam e vêem o documento de Miguelito: é falso. O Homem vai embora. Emília dá um nome para o rinoceronte, Quindim. O Animal resolve ficar morando no Sítio. Dona Benta concorda. Todos comemoram.
Reinações de Narizinho.
Capítulo 1 - A Visita do Príncipe Escamado e toda sua corte
Narizinho e Emília conversam na beira do ribeirão. As duas ouvem um miado e vão ver de onde vem. Nastácia está com uma crise de tosse. Barnabé chega e percebe. Pedrinho tenta ensinar Saci a andar de skate. Quindim ainda não está acostumado com tanta liberdade. Dona Benta e Visconde conversam sobre livros. Emília e Narizinho encontram um gato no capoeirão. Ele diz que conhece as duas e faz charadas. Ele avisa que conhece um tal de Príncipe Escamado e que está indo para o Sítio com todos do Reino das Águas Claras. A Boneca e a menina vão avisar Pedrinho. O Neto de Dona Benta não consegue andar no redemoinho do Saci. Quindim vai ao galinheiro e fica por lá. Emília e Narizinho avisam para o Pedrinho sobre a visita da comitiva do príncipe. Logo depois, todos vão almoçar. Nastácia vai até a cozinha e vê pela janela os peixes. A Cozinheira avisa para todos. A Turminha corre para a janela, todos observam. Benta e Nastácia ficam pasmas. Rabicó vê alguns caranguejos e corre de medo. Rabicó encontra Quindim no galinheiro e vai ensina - lo a viver com liberdade. A Turminha pede para a avó deixar os peixes entrarem. Benta fica pensativa.
Capítulo 2 - As Aventuras de Pedro Encerrabodes e do Sapo Major
Dona Benta pensa bem e vai falar com o Príncipe. A Avó convida todos para entrarem. Nastácia tem medo. Rabicó mostra a lata de lixo para Quindim. Dona Benta e Nastácia conhecem os visitantes. Rabicó leva Quindim para a cozinha. O Porco come várias coisas e manda o rinoceronte pegar uma panela. Nastácia chega e espanta o Rabicó. Dona Aranha e suas filhinhas costuram algumas meias. Emília chega para conversar com a dona aranha. Pedrinho e Major Agarra e não larga mais querem fazer uma competição para ver quem é mais corajoso. Miss Sardine conversa com Nastácia na cozinha. Dona Benta passeia com Doutor Caramujo perto do ribeirão. Emília continua a conversa com Dona Aranha. Visconde dá as cordenadas para a primeira prova. Pedrinho consegue montar no pangaré sem a cela. Major não consegue. Quindim vai ao pomar com o Rabicó. Dona Benta faz alongamentos com a ajuda de Doutor Caramujo. Pedrinho começa a segunda prova. O Menino sobe na árvore para pegar um ovo do gavião. A Mãe do gavião ronda a árvore.
Capítulo 3 - Doutor Caramujo cura Tia Nastácia
Pedrinho consegue pegar o ovo de gavião. Major sente medo e Pedrinho faz novamente. Emília conversa com uma estrela do mar. Doutor Caramujo conhece o Tio Barnabé. O Velho conta o que houve com o pinto sura. Emília e Narizinho leva o Príncipe Escamado para conhecer a vaca mocha. O Príncipe Rei desmaia, mas logo acorda. A Boneca e a menina falam tudo sobre a Mocha. Emília quer trocar a vaca por uma baleia. Dona Benta não deixa. Pedrinho faz mais uma prova. Major não conseuge. O Menino vence a competição, mas corre quando vê vespas. Miss Sardine fica encantada com o óleo na frigideira. Dona Benta a chama e ela sai. Quindim e Rabicó andam pelo Sítio. Major conversa com o Pedrinho. Nastácia vai dar uma pílula para o pinto sura, mas ela acaba engolindo e começa a cacarejar.
Capítulo 4 - Visconde Homes e o Gato Ladrão
Nastácia começa a cacarejar. Visconde fica fascinado com a história do Sherloque Holmes. Narizinho e Príncipe Escamado comem jabuticabas. Benta resolve levar Nastácia para dentro de casa. Miss Sardine pula no óleo fervendo. Todos resolvem fazer uma partida de peteca. Nastácia vai para cozinha. A Partida começa. Nastácia grita por socorro. A Cozinheira mostra Miss Sardine a todos. Príncipe e sua corte vão embora do Sítio. As galinhas do Sítio estão assustadas. O Gato chega na casa de Dona Benta para contar histórias, todos ouvem. Tio Barnabé percebe sumiço de alguns pintinhos no galinheiro. O Velho conta para Nastácia. Todos ouvem as histórias do gato. Logo depois, todos vão dormir. Amanhece. Visconde e Pedrinho vão ao galinheiro procurar pistas do sumiço das galinhas. O Visconde encontra uma pista.
Capítulo 5 - A Vassoura de Tia Nastácia
Visconde encontra uma pista no galinheiro. Emília e Narizinho tomam café com Dona Benta. A avó conta sobre o desaparecimento dos pintinhos. Visconde examina o pelo. Nastácia acredita que foi o Saci que roubou as galinhas. Narizinho e Pedrinho fazem um laboratório para o Visconde. O Sabugo fica feliz. Benta diz para Nastácia que Emília está pensativa com a história. Anoitece. A História começa todos gostam menos o gato. A Boneca vai para a varanda e o gato a provoca. Emília arranca um pelo do animal. Visconde pede pra examinar o pelo que Emília arrancou. O Sabugo fica pasmo e manda a boneca reunir todos na sala. Todos ficam pensativos com a história do Visconde. O boneco vai contando a história e diz que o gato é o ladrão de pintinhos. Nastácia corre atrás do bicho com a vassoura. O animal vai embora. Depois, Benta nomeia Visconde como mais um administrador do Sítio. A Turminha pede para avó contar mais uma história.
Viagem ao País das fábulas.
Capítulo 1 - Histórias de Dona Benta
Narizinho e Emília comem jabuticabas na jabuticabeira. A Menina pega uma fruta com uma vespa em cima. Narizinho ganha uma ferroada na língua e grita. Benta e Nastácia ouvem os berros e saem correndo. A Cozinheira tira o ferrão da língua de Narizinho. Pedrinho pesca com Tio Barnabé. O menino reclama que as botas estão apertadas. Barnabé avisa que ele está crescendo. Cuca chama o Saci para mostrar que o Pedrinho está crescendo. A Bruxa manda o Saci sumir com algumas coisas do menino, se não ele não vai acreditar mais em sacis. Emília e Narizinho vêem a vespa morta e decidem fazer um enterro. Pedrinho chega ao Sítio com Barnabé. Teodorico chega e fala para o menino que ele está crescendo. Benta recebe seu compadre. Teodorico entrega o livro do Peter Pan. Pedrinho fica entusiasmado com a história do menino que não queria crescer. Narizinho chama o primo para o enterro da vespa. No enterro, Visconde faz um discurso. Pedrinho avisa sobre a história. Todos correm. A Turminha resolve adiantar o relógio para chegar a hora da história. Benta e Nastácia percebem. Anoitece. Benta conta a história de Peter Pan. Saci aparece no quarto de Pedrinho e procura algo para sumir. A avó decide continuar a história outro dia. Todos vão dormir. O Neto de Dona Benta chega em seu quarto e Saci desaparece. O Menino vai dormir. Uma sombra ronda o Sítio. Saci aparece novamente no quarto e decide sumir com um skate. A sombra aparece.
Capítulo 2 - Peninha, O Menino Invisível
A sombra assusta o Saci. Amanhece. Pedrinho come goiabas na goiabeira, ele ouve uma voz. Cuca pega algumas jabuticabas no Sítio para fazer uma maldade com a Narizinho. Pedrinho conhece o menino invisível. O ser convida toda turma do Sítio para conhecer o País das Fábulas e entrega um mapa para Pedrinho. O neto de Dona Benta vai avisar o resto. Emília, Narizinho e Visconde adoram. Anoitece. Emília arruma a sua canastra. Narizinho e Pedrinho já estão dormindo. Nastácia e Benta, estranham as crianças não terem vindo ouvir a história. Benta chama os netos. Na madrugada, Emília, Narizinho e Visconde e Pedrinho já estão de pé. O Menino invisível grita. Todos correm para a goiabeira. Emília dá uma pena para o ser e o apelida de Peninha. O Novo amigo da turminha joga o pó de pirlimpimpim e todos estão a caminho do País das Fábulas.
Capítulo 3 - O Burro Falante
A turma chega ao País das fábulas e já conhecem o fabulista La Fontaine. No Sítio, o Rábicó vê que as jabuticabas do pé da Narizinho sumiram e vai logo contar para o Quindim. O Rinoceronte sai para procurar pistas. No país das fábulas, Emília invade a fábula da cigarra e da formiga. Logo depois, eles conhecem Laura, a menina do leite. Mais tarde, a turminha foi parar na toca do leão que estavam conversando sobre a peste que está aterrorizando os animais. Depois de muita conversa, os bichos decidem sacrificar um burro, mas o Peninha o salva .A turma foge para o leão não o encontra - los com o seu faro. Alguns macacos se aproximam e os prendem.
Capítulo 4 - O Terrível Pássaro Roca
A turma é presa por macacos e levada até o rei. Emília e Narizinho conseguem enrolar o líder dos macacos e saem. Visconde avisa que está muito cansado e pede um tempo. Pedrinho se revolta e é amarrado. Peninha e o Burro falante vêem o neto de Dona Benta e conseguem salvar o menino. Todos voltam ao Sítio. Benta e Nastácia ficam felizes. Pedrinho percebe que o Peninha sumiu. A Turma conta a aventura para Benta, que decide ir ao País das Fábulas. O Rabicó come as jabuticabas que a Cuca transformada de velhinha levou ao Sítio e cai em um sono profundo, ninguém consegue acorda - lo. Benta e a turminha enganam Nastácia, tomam uma pitada de Pirlimpimpim e chegam a um lugar que não é o País das Fábulas. Visconde faz uma rede para descansar entre dois troncos. Na verdade, os troncos são as pernas do Pássaro Roca. A ave voa e o Visconde vai junto. Pedrinho usa pirlimpimpim e some. Logo depois, o menino aparece com o Barão de Munchaüsen, que atira no pássaro.
Capítulo 5 - Um novo morador no sítio - O Conselheiro
Barão atira no pássaro. Visconde cai de cima da ave dentro do mar. Pedrinho e o Barão vão procurar o sabugo e não encontraram nada. Logo em seguida, Visconde aparece sem vida na areia. Emília guarda o sabugo para Tia Nastácia consertar. O Barão convida todos para um lanche em seu castelo. Todos se encantam com o local. Barão tem que sair e deixa as visitas à vontade. O Pássaro roca ronda o castelo e todos decidem voltar ao Sítio. Pedrinho percebe que o pirlimpimpim caiu no mar. Emília pega um pouco que está na canastra dela. Chegando ao Sítio, Benta vai falar com as visitas. Nastácia conserta o Visconde. Emília acorda o Rabicó com um beijo.
A festa do faz de conta.
Capítulo 1 - Festa no Sítio de Dona Benta
A turma resolve fazer uma festa para os personagens do mundo das maravilhas, eles fazem convites para os convidados e o Beija flor leva até os personagens. Pedrinho pega a sua filmadora para filmar a festa. Emília comanda a organização da festa. Cinderela é a primeira a chegar, a segunda é Branca de Neve que dá um espelho para a boneca de pano, que adora. Cuca coloca um feitiço na água em que Teodorico e Dona Benta vão tomar, ambos ficam pequenos.O Saci pega a filmadora do Pedrinho. Branca e Cinderela apreciam os quitutes da Tia Nastácia o Ali babá entra pedindo ajuda.
Capítulo 2 - Dona Carochinha aparece no Sítio
Os 40 ladrões invadem o Sítio. O Gênio do Aladim dá um sumiço nos invasores. Teodorico e Benta transformados em pequenos vão para o sítio procurar ajuda, mas ninguém acredita na história. O Lobo mal entra no sítio e quer invadir a festa, mas a Tia Nastácia dá umas vassouradas no lobo que sai correndo. A Cozinheira descobre que a menina que dizia que era a Dona Benta era a própria dona do sítio. O Lobo Mal tenta comer o Rabicó, mas o Quindim bota o bicho para correr. O Gênio transforma o Coronel e a Dona Benta em adultos de novo. A Festa está divertida. É meia noite, os convidados se despedem e vão embora. Aladim esquece sua lâmpada e a Dona Carochinha aparece no sítio.
Capítulo 3 - O irmão do Pinóquio
A Dona Carochinha pega a Lâmpada do Aladim e é expulsa pela turma do sítio. Um livro chega para Dona Benta, o livro do Pinóquio. A noite, depois do jantar, Dona Benta começa contar a história. Todos adoram. Emília já tem alguma coisa maquinando em sua cabeça. A boneca dá ideia do Pedrinho ir atrás de um pedaço de pau falante para construir um irmão do Pinóquio. Se o Pedrinho achar o pedaço de madeira que fala, ela ganha um cavalinho de brinquedo. Quindim vê o Saci com a filmadora do Pedrinho e quer pegar de volta. A Boneca manda o visconde se esconder dentro de um tronco e pede para ele gemer quando Pedrinho chegar. O Neto de Dona Benta, chega e acredita que encontrou o que queria. Depois a turma faz um concurso de desenho para ver como que vão fazer o irmão do Pinóquio. Emília tenta roubar para ela ganhar, mas é descoberta. A Boneca sai da sala brava. Visconde avisa a todos que Emília está indo embora do Sítio. A Boneca, com a canastra na mão, sai do Sítio.
Capítulo 4 - João Faz de Contas
Narizinho convence Emília a ficar no sítio, mas em troca a boneca vai ganhar um vestido novo. O Concurso continua e a Tia Nastácia ganha. A cozinheira faz o boneco de madeira, mas ele não fala nada. Pedrinho percebe que a ideia da Emília não deu certo e pede de volta o cavalinho de madeira. A Boneca não devolve e o neto da Dona Benta fica bravo, que belisca a Emília. Narizinho,Tia Nastácia e Dona Benta chegam e socorrem a boneca. Pedrinho descobre a mentira do pedaço do pau falante. Narizinho dá um passeio com João Faz de Conta, o boneco nomeado pela Emília. No passeio, Narizinho para para descansar e sonha que foi atacada por uma abelha, sorte que o boneco a salvou. A menina fica radiante. Visconde de tanto conhecimento acaba desmaiando. Narizinho chega ao Sítio e manda o Rabicó chamar o Doutor Caramujo. Pedrinho decide se vingar da boneca, fazendo a Emília arrebentar seus olhos.
Capítulo 5 - O Circo de Escavalinhos
Tia Nastácia conserta o olho da Emília. O Doutor Caramujo chega e vai logo cuidar do Visconde. O médico tira algumas álgebra de dentro do Visconde. Emília dá a ideia para o Pedrinho de fazerem um circo. Pedrinho coloc dentro do Visconde algumas piadas para ele ser o palhaço do espetáculo. A turma organiza o circo, a lona, os convidados e a segurança. Os convidados chegam e a apresentação começa. Emília é a dama do cavalo de rabo de pena. João Faz de conta o cuspidor de fogo. Quindim o domador. Narizinho e Pedrinho os anunciadores do espetáculo. Tia Nastácia fez comilanças para o espetáculo. Visconde some no meio da apresentação. Conselheiro vende os quitutes. O evento acaba, todos gostam. A Turminha chega na sala e percebe que o Visconde voltou a ser o mesmo, sem humor. Todos ficam felizes.
Viagem ao céu.
Capítulo 01 - Uma viagem ao céu
Dona Benta conta a história da Cabeleira de Berenice. Ao amanhecer a turminha faz um telescópio para ver o céu. Dona Benta recolhe alfaces na horta. Conselheiro conversa com Nastácia. Ao anoitecer, a turma observa o céu, até que decidem viajar para o espaço com o pó de pirlimpimpim e querem levar a Tia Nastácia sem ela saber. Na manhã seguinte Narizinho chama Nastácia. Narizinho faz cara de santa. Pedrinho joga o pó de pirlimpimpim e a cozinheira, o Pedrinho, a Narizinho, a Emília, o burro Falante e o Visconde vão parar na lua.
Lá no capoeirão, a Cuca vai fazer um lual e não convida o Saci ele fica danado. Dona Benta não acha Nastácia para fazer um jantar para comemorar o aniversário de Teodorico. Na lua, Visconde vai de Pirlimpimpim descobrir onde estão, ele aparece dentro de uma sonda espacial. O Dragão de São Jorge aparece e quer comer o Burro Falante.
Lá no capoeirão, a Cuca vai fazer um lual e não convida o Saci ele fica danado. Dona Benta não acha Nastácia para fazer um jantar para comemorar o aniversário de Teodorico. Na lua, Visconde vai de Pirlimpimpim descobrir onde estão, ele aparece dentro de uma sonda espacial. O Dragão de São Jorge aparece e quer comer o Burro Falante.
Capítulo 2 - O Terrível Dragão de São Jorge
Emília salva o Burro Falante das garras do Dragão e o São Jorge salva ela. A turma conhece toda a lua e decidem ir para Marte.No Sítio, Benta está preocupada com Nastácia. Barnabé avisa que a turminha e a Nastácia não estão no Arraial. No capoeirão dos Tucanos a Cuca já está chamando as bruxas para seu lual. Em Marte Emília com suas proezas,diz que está vendo marcianos. A Boneca vai investigar. Emília volta e avisa que eles precisam ir embora. Pedrinho joga o Pó de Pirlimpimpim e pegam uma carona na cauda de um cometa, por acidente Pedrinho cai de cima do mesmo e um cometão bate no cometa em que Narizinho e Emília estão.
Capítulo 3 - O Anjinho da Asa Quebrada
Emília e Narizinho encontraram o Burro Falante. A Boneca encontra um anjinho desmaiado, ele acorda e ela se apresenta. Pedrinho que tinha caído do cometa encontrou o resto da turma. A Viagem não acabou por aí, eles passearam pelas nuvens e pelo planeta Saturno, depois foram direto para lua pegar a Tia Nastácia e o Visconde. Benta chama outra cozinheira para fazer o jantar para teodorico. Quindim ganha um atabaque de Barnabé. Ao anoitecer, o compadre chega e vai recebendo o carinho. Os astrônomos descobrem a turminha do sítio passeando no sistema solar e foram avisar Dona Benta. O Visconde que está dentro de um satélite está com medo de ficar ali para sempre.
Capítulo 4 - As crianças inglesas
Dona Benta descobre que a cambadinha está na lua e dá um grito para eles. A turma ouve e jogam o pó de pirlimpimpim e com um pouco de Matemática salvam o Visconde. Todos aparecem no Sítio. A Nova cozinheira leva um susto e foge. Nastácia e a turminha chegam na sala e encontram os astrônomos.. Os cientistas não acreditam no que eles contam. Emília fica brava e os visitantes vão embora. Amanhece. Pedrinho e Narizinho chamam crianças inglesas para verem o anjinho. Emília mostra o sítio para o Flor das Alturas. Dona Benta e Nastácia vêem os ingleses chegando e não entendem.
Capítulo 5 - O dia em que o anjinho voltou para o céu
As crianças inglesas chegam no sítio. Emília tem a ideia de vestir o Visconde de anjo para proteger o Flor das alturas. As crianças da Inglaterra não aguentam mais de esperar. A Turminha apresenta o anjo falso, os inglesinhos acham que estão sendo enganados e começa uma confusão. Peter Pan chega e contoa tudo. Emília não tem jeito e vai buscar o anjo. Todos adoram o Flor das Alturas, até o almirante Brow. A boneca de pano acha que o anjo quer ir embora e quer cortar a outra asa do Flor das Alturas. Tia Nastácia não permite e ele voa. Emília fica triste. Almirante e as crianças vão embora. A Turminha observa o anjo dando adeus pelo telescópio.
A reforma da natureza.
[Primeira Parte]
Capítulo 1 - Emília e Magrela
Dona Benta conta a história do Américo Pisca - Pisca. Pedrinho imagina como é que fosse reformar as jabuticabeiras. Mais tarde Emília manda uma carta para a sua amiga Magrela, contando tudo sobre a história. Na Conferência pela paz, os líderes de vários países decidem chamar Dona Benta e Tia Nastácia para ajudarem a colocar paz no mundo. A avó recebe o recado e pensa. Barnabé conversa com Teodorico. Benta aparece e comenta sobre o convite. A avó diz que aceita. Barnabé promete cuidar do Sítio. Nastácia e Benta se aprontam e saem para irem ao aeroporto. Pedrinho e Narizinho enganam Barnabé e vão na mata para filmarem a Iara. Conselheiro entrega uma carta para Emília. A amiga Magrela aparece e a boneca avisa que elas vão reformar a natureza.
Capítulo 2 - A Cuca vai pegar
Magrela conhece Conselheiro e Quindim. Pedrinho e Narizinho andam pelo capoeirão. Narizinho deixa pedaços de pão para marcar o caminho. Rabicó vai comendo tudo. Pedrinho encontra o porco e todos ficam perdidos. Nastácia, Benta e Visconde chegam na Conferência da Paz. Teodorico pede ajuda de Barnabé para consertar uma cerca. Emília e Magrela começam as reformas. A boneca usa o seu Faz de conta e faz as abóboras aparecerem nas jabuticabeiras e as jabuticabas aparecerem nas abobreiras. Barnabé conserta a cerca com ajuda de Quindim. Saci aparece e estraga tudo de novo. Nastácia oferece os seus bolinhos para acalmarem os líderes dos países. Emília fala com a jabuticabas. Barnabé e Quindim vêem a cerca estragada e a consertam de novo. Emília e Magrela reformam as laranjas, fazendo elas ficarem sem cascas. Visconde conhece o laboratório do Doutor Zamenhoff. Teodorico fica feliz com o resultado da cerca. Pedrinho, Narizinho e Rabicó andam na mata. Cuca vê pelo seu caldeirão e faz aparecer um piquenique no meio do capoeirão. Os primos e o porco vêem e vão comer. A Bruxa faz todos aparecerem na sua gruta dentro de uma jaula.
Capítulo 3 - As Ciências do Visconde e Zamenhoff
Cuca fica feliz por ter capturado Pedrinho, Narizinho e Rabicó. A Bruxa faz Narizinho virar faxineira. Teodorico resolve ajudar Barnabé a procurar as crianças. Magrela e Emília fazem reforma na vaca mocha. Saci destroi a cerca de novo. Barnabé fica danado. Cuca faz Pedrinho virar aprendiz de feiticeiro. Doutor Zamenhoff encolhe o Visconde para ele poder entrar no corpo do cientista e poder pesquisar. Os líderes dos países começam a brigar de novo. Nastácia e Benta ficam pasmas. Cuca manda Pedrinho estudar para ele ficar do mau. Emília e Magrela tentam convencer a vaca mocha a aceitar as reformas. A Boneca vai para a sala e faz o peso da cadeira diminuir, o objeto começa a flutuar. Barnabé vê a reforma que Magrela fez no Quindim. Emília aparece e não gosta. Nastácia coloca ordem nas brigas e Benta começa a falar sobre a paz. No Sítio, Emília usa o faz de conta e conserta a cerca. Visconde anda por dentro do corpo de Zamenhoff. O Sabugo percebe que os anticorpos estão se aproximando e se preocupa.
Capítulo 4 - Emilíadas da Natureza
Visconde é atacado pelos anticorpos do Doutor Zamenhoff. No Sítio, Saci não consegue derrubar mais a cerca. Barnabé conversa com a vaca mocha. Emília e Magrela fazem reformas nos livros da biblioteca, fazendo eles ficarem com gosto de comida. Narizinho vê um livro da Cuca. A Bruxa manda ela não mexer. Pedrinho não está interessado em se tornar mau. Zamenhoff espirra e Visconde sai do corpo do doutor. Magrela reforma o Conselheiro. Emília não gosta. Nastácia manda os líderes ficarem quietos. Dona Benta fala da paz. Teodorico procura pelos netos de Benta na mata. Cuca prende os seus prisioneiros e sai para capturar o coronel. Narizinho mostra a chave e todos saem da jaula. Teodorico aparece dentro da jaula. Na conferência, todos gostam do discurso de Dona Benta. Visconde e Zamenhoff chegam. Depois de um tempo, Nastácia, Benta e Visconde chegam ao Sítio e percebem as reformas. A cozinheira vai ao pomar procurar Narizinho e vê as abóboras no lugar das Jabuticabas.
Capítulo 5 - Desfazendo as reformas
Nastácia vai na sala e fala sobre as abóboras na jabuticabeira. Barnabé chega e fala das reformas. Emília apresenta Magrela para as duas. Benta vê a cadeira flutuando. Cuca chega na gruta. Pedrinho faz mágica e a bruxa flutua. Teodorico, Pedrinho, Narizinho e Rabicó fogem. Magrela resolve ir embora. Emília joga pó de pirlimpimpim na amiga e ela some. As crianças chegam no sítio com o coronel e o porco. Todos vêem as reformas. Nastácia tanta acalmar Teodorico. Emília mostra as reformas para Pedrinho e Narizinho e Rabicó. Na aboboreira, as jabuticabas chamam Dona Benta. A avó promete fazer algo a respeito. Benta chega na biblioteca e fala com Emília. A Boneca fica brava. Saci usa o livro e consegue fazer Cuca parar de flutuar. A Bruxa cai no caldeirão. Rabicó come os livros da biblioteca. Benta e os netos chegam. A avó chama Emília. A Boneca explica a sua reforma. Benta fala sobre a natureza. Emília resolve desfazer tudo. O Sítio do Picapau Amarelo volta ao normal.
A reforma da natureza.
[Segunda Parte]
Capítulo 6 - O Pequeno Polegar
Emília, Visconde e Narizinho montam um esqueleto de brinquedo. Dona Benta pensa em uma campanha contra a fome. Visconde conversa com Emília. Os dois resolvem fazer uma nova reforma na natureza, mas agora vão usar a ciência. Narizinho vai no quarto de Pedrinho e ambos conversam. O menino encontra o Pequeno Polegar em baixo de sua cama. Narizinho fica encantada. Emília sai pela mata para procurar cobaias para as experiências que ela e Visconde vão fazer. A Boneca conversa com seus besouros, quando vê algumas formigas para as experiências. Nastácia conversa com Polegar. Pedrinho e Narizinho falam brincando que é melhor chamar o gigante. Polegar foge de medo e vê Quindim, o pequenino se assusta. Os primos procuram o Polegar pelo Sítio. Benta chega e os dois pedem para avó tomar cuidado por onde pisa. Polegar passa na frente do galinheiro e uma galinha o ataca.
Capítulo 7 - Viscondisséia das Ciências
Nastácia vê a galinha atacando Polegar e o salva. A Cozinheira leva ele para dentro e mostra a visita para Dona Benta. Nastácia vai na cozinha pegar algo para ele comer. Pedrinho e Narizinho chegam e ficam felizes por verem o pequenino na sala. Emília chega e conversa com o visitante. O Curupira fala para o Saci que a boneca do Sítio está pegando alguns insetos da mata. Benta e Nastácia ouvem barulhos de trovão e vão tirar as roupas do varal. Logo depois, a cozinheira vai pegar o Visconde para levar para dentro. Na sala, todos conversam. Nastácia conta a história do Curupira. A Chuva entra no laboratório do Visconde e joga todas as experiências para fora do oco da árvore. Depois da chuva, a campanha do agasalho começa. Todos comparecem. Visconde e Polegar vão ao laboratório. O Sabugo fica pasmo com o sumiço de suas experiências.
Capítulo 8 - Os Sustos da Grandeza
Visconde fica pasmo com o sumiço de suas experiências. Rabicó entra no caminhão que está levando as comidas da campanha contra a fome. Todos percebem o sumiço do porco. Pedrinho acha que ele está no caminhão e vai no Pangaré salvar o bicho de estimação de Narizinho. Um casal volta para a sua fazenda depois que termina a festa da campanha. Os dois vêem uma pulga gigante. O Motorista do caminhão também vê um bicho estranho. Pedrinho chega e consegue salvar o Rabicó. No sítio, Narizinho fica feliz por ver o seu porco. Candorra aparece no Sítio oferecendo sua fazenda para Benta comprar. A avó manda ele contar a verdade. Candorra diz que tem uma formiga gigante na sua fazenda. Pedrinho e Narizinho ouvem e vão investigar. Emília conversa com Polegar e Visconde no laboratório. Pedrinho e Narizinho vêem a pulga gigante. Teodorico chega e também se espanta.
Capítulo 9 - Pequeno Polegar volta para o livro da Carochinha
Teodorico vê o bicho gigante. A Pulga some. Pedrinho e Narizinho vão ao sítio e contam para todos o que viram. Visconde fez uma experiência no Polegar e ele fica grande. O personagem anda pelo Sítio. Carochinha aparece e o reconhece. Um Doutor Chamado Zamenhoff aparece no Sítio para descobrir o surgimento dos insetos gigantes. Curupira manda o Saci falar para a turma do Sítio desfazer as experiências. Pedrinho e Narizinho desconfiam que Emília é a causa da confusão pelo mundo. Teodorico conversa na venda do Elias. Uma pulga surge, todos ficam com medo. Carochinha reconhece Polegar e manda ele engolir algumas pílulas de encolhimento. Polegar, antes de voltar para o livro, dá adeus para o Visconde. O Pequenino volta para o livro. Carochinha vai embora. Na sala, todos conversam sobre os acontecimentos. Visconde aparece e conta tudo o que fez. Nastácia tira algumas alfaces da horta. Uma noventaequatropeia gigante aparece e assusta a cozinheira.
Capítulo 10 - A Noventaequatropeia
Todos se espantam com noventaequatropeia gigante. Curupira e Saci conversam sobre as reformas da Emília. Benta conversa com Emília e Visconde. Os dois entendem que não devem reformas a natureza. Pedrinho tem a ideia de fazer uma armadilha para os insetos gigantes. Teodorico chega ao Sítio e fala do susto que passou na venda do Elias. Todos ajudam a fazer uma jaula para prender todas as aberrações. Emília coloca folhas até a jaula para atrair os insetos. A Pulga aparece na venda do Elias, todos se espantam. Os insetos caem na armadilha, todos comemora. Zamenhoff dá um notório do saber para o sabugo. Saci e Curupira chegam ao Sítio. O protetos das matas faz os insetos diminuírem. Saci conta para Pedrinho tudo o que o Curupira fez. Todos comemoram. Emília diz que Zamenhoff pode levar Rabicó para pesquisar. O Porco foge, todos riem.
O pica pau amarelo.
[Primeira Parte]
Capítulo 1 - A cartinha do Polegar
Emília tenta pegar o livro de Dom Quixote. O livrão cai em cima do Visconde. Pedrinho e Narizinho chegam e decidem levar o sabugo para Nastácia consertar. Depois, Benta conta a história de Dom Quixote para a turminha. Nastácia conserta o Visconde. O Sabugo agradece. Dona Benta diz que termina de contar a história no outro dia e todos vão dormir. Narizinho e Emília conversam no quarto. Pedrinho chega e dá a ideia de fazerem um moinho de vento para a avó. A Boneca gosta da ideia. O menino avisa que eles terminam a conversa amanhã. Amanhece. A Turminha conversa durante o café da manhã. Conselheiro fala com Visconde. Dona Benta chega para o café da manhã. Uma carta pequena chega para a avó. Emília usa os seus olhos de retrôs e lê a carta do Pequeno Polegar. O Pequenino perguntava se ele e os personagens das histórias podem morar no Sítio. Pedrinho dá a ideia de a avó comprar as terras vizinhas. Emília manda a resposta da carta, dizendo sim. Quindim conversa com Conselheiro. Benta fala com os vizinhos se eles aceitam a venda de suas terras. Dom Quixote e Sancho Pança chegam nas redondezas do Sítio. O Cavaleiro vê Quindim e quer ataca - lo.
Capítulo 2 - A Mudança para o sítio
Dom Quixote quase pega o Quindim, mas o rinoceronte foge. Depois, o cavaleiro faz uma bagunça nos lençóis que estavam no varal, a Tia Nastácia vê e fica danada. Emília e Pedrinho vão à Venda do Elias e falam alto que Benta vai comprar animais grandes. Os fazendeiros das terras vizinhas ouvem e decidem vender os seus lotes. Dona Benta compra as terras dos vizinhos graças a ideia da Emília. Depois, a turminha vai fazer uma cerca, para separar as terras novas. Os convidados começam a chegar. Pedrinho filma todos os personagens. Branca de Neve monta seu castelo e o Capitão Gancho tenta achar um lugar para montar o seu mar. O Pequeno Polegar resolve morar em um ninho de João de barro. O Dono do ninho chega e ataca Polegar. A Turminha ouve os gritos do pequenino.
Capítulo 3 - A Quimera
Visconde sobe em cima da árvore para ajudar o Pequeno Polegar a se livrar dos pássaros. O sabugo acaba caindo e aparece a Quimera, um monstro grego. A turminha foge de medo. O ser mitológico fica amiga do Visconde. Quimera aceita levar o sabugo para o sítio. Pequeno Polegar acaba caindo de cima da árvore. Dom Quixote dorme um pouco no sofá da sala. Sancho Pança adora a comida da Tia Nastácia. Os personagens continuam se instalando nas novas terras do sítio. Cuca quer fazer uma maldade com os visitantes. Quimera chega no Sítio. Benta e Nastácia desmaiam. Depois, Barnabé vê e acorda as duas. Dom Quixote vê a quer atacar a Quimera e o Quindim. Nastácia leva seus bolinhos de chuva para o cavaleiro e tudo se resolve. A Turminha conversa na jabuticabeira. Peter Pan aparece e conta que uma sereia foi raptada pelo Capitão Gancho.
Capítulo 4 - A Sereia e o Capitão Gancho
A turma tenta arrumar um jeito de salvar a sereia das mãos do Capitão Gancho. Pedrinho dá a ideia de vestirem o Sancho Pança de Capitão Gancho. O Pirata conversa com a sereia na praia. Quindim cuida do Pequeno polegar, pois está com o pé machucado daquela aventura com os pássaros. Tio Barnabé chega e conta uma história para os dois. Visconde vai a praia e convida o Capitão Gancho para um lanche no Sítio. Sancho Pança termina de se disfarçar do pirata. Peter Pan, Pedrinho e Sancho saem para a praia. Cuca vê Branca de Neve brigando com o seu príncipe. Capitão Gancho chega para o lanche. No começo, o pirata trata todos mal, mas depois se comporta. Na praia, o plano do Pedrinho dá certo e eles conseguem salvar a sereia. O neto de Dona Benta decide levar a sereia para o Sítio. Cuca assusta o Príncipe da Branca de Neve e depois o transforma em um sapo. Dona Carochinha vê e decide pedir ajuda da bruxa para pegar os seus personagens de volta!
Capítulo 5 - Dom Quixote parte das Terras do Picapau
Pedrinho e Peter Pan levam a sereia Serena para o laguinho do sítio. Capitão Gancho a vê e tenta pega - la. Belerofonte vê e salva a sereia das mãos do pirata. A Cuca ajuda Dona Carochinha, fazendo um feitiço em seu livro. A barata vai ao Sítio e consegue pegar todos os personagens. Belerofonte leva a sereia de volta para o mar. A Cuca pediu para Carochinha deixar o príncipe da Branca de Neve, só que a barata não cumpriu e o feitiço virou contra o feiticeiro. Carochinha acabou entrando dentro do seu livro e todos os personagens saíram. Nastácia salva Rabicó das mãos de Sancho Pança. Depois, a cozinheira lava o escudo de Dom Quixote. O cavaleiro, o Sancho e Belerofonte vão embora do Sítio.
O pica pau amarelo.
[Segunda Parte]
Capítulo 6 - Branca de Neve e o Cupido Maluco
Branca de Neve chega ao Sítio triste, pois seu príncipe o a abandonou. Emília teve uma ideia para o sítio não inundar de lágrimas da princesa, chamou o Príncipe Codadade para um lanche para ver se eles se interessavam, mas não deu certo, as coisas só pioravam. Capitão Gancho descobre que a turma do Sítio fez o seu barco virar um Iate. Tia Nastácia ficou brava com os anões em sua cozinha e decidiu ir embora do Sítio. Depois, Dona Benta conversa com os anões e a cozinheira começou a gostar dos pequeninos. Emília teve outra ideia agora ela vai atrás de Eros, o Deus do amor.
Capítulo 7 - O Sumiço de Branca de Neve
Emília e todos que moram no sítio vão visitar o bairro Grego, até a Branca de Neve aceitou a visitar o local. Quindim, Rabicó e o Burro Falante ficaram para cuidar do sítio. Capitão Gancho aparece e avisa para os animais que queria se aliar com eles para ficar donos da casa, mas o Burro coloca o pirata para correr com suas palavras conselheiras. O pirata decide atacar o sítio em breve. Todos chegam no bairro grego e Hermes chega para guia - los pela região. Cuca toma banho de sol na praia que o Capitão Gancho trouxe para colocar nas terras novas de Dona Benta. Emília se perde no bairro grego e consegue pegar as flechas e o arco de Eros. Todos do sítio conversam sobre o bairro. Branca de Neve é capturada por um Sátiro.
Capítulo 8 - Capitão Gancho conquista o Sítio
Branca de Neve foi raptada por um sátiro, a turma decide se separar para procurar a princesa. Todos percebem que Emília também sumiu. Dona Benta, Narizinho, Visconde e Tia Nastácia acham a boneca. Emília manda o Visconde ir atrás do Príncipe Codadade para salvar Branca de Neve. Capitão Gancho consegue alguns capangas na venda do Elias. Eles invadem o Sítio. Quindim balança a árvore onde eles estão escondidos e todos fogem. O Pirata volta e faz Rabicó, Conselheiro e Quindim desmaiarem. Polegar corre para avisar alguém. Branca não aguenta os seres mitológicos, ela tenta fugir e os sátiros vão atrás dela. Codadade surge e a salva. A boneca apronta uma das suas, dá uma flechada com as flechas do cupido nos dois e eles vão se casar. Teodorico chega ao Sítio para conversar com a avó. Gancho pega o coronel. Quindim, Conselheiro e Rabicó percebem que a casa está trancada. O pirata aparece na varanda do segundo andar e avisa que é dono do Sítio do Picapau Amarelo.
Capítulo 9 - Tic Tac...Tic Tac!
Capitão Gancho fica dono do sítio. O pirata prende o Coronel Teodorico e o manda fazer um jantar. A turma do sítio vai para o bairro das mil e uma noites. Todos conhecem o palácio do Príncipe Codadade. Branca de Neve e Codadade organizam o casamento. Capitão Gancho não gosta da comida do coronel. O Casamento começa. Quando Branca e seu novo príncipe vão se casar, aparece Cíclope, um monstro grego. Todos os presentes correm. Pedrinho junto com Codadade conseguem afastar o monstro. Pequeno Polegar chega no bairro das mil e uma noites e avisa a todos o que está acontecendo no sítio. Todos voltam com o pó de pirlimpimpim. Pedrinho pega uma bóia de Jacaré que estava com o Saci. O Menino entra na sala, onde se localizava o Capitão Gancho, e se prepara para colocar o seu plano em ação, mas o neto de Dona Benta fica preso no gancho do pirata.
Capítulo 10 - De volta ao Reino da Fantasia
Pedrinho consegue se livrar do Capitão Gancho e coloca a boia em cima do sofá. Pedrinho sai da casa. O Pirata acorda e vê o falso jacaré, ele foge de medo. Amanhece. Dona Benta fala com Teodorico e descobre que a populaçao do Arraial está sofrendo com a vinda dos personagens para a região. Emília joga uma flecha na Tia Nastácia e a cozinheira fica apaixonada por tudo o que vê pela frente. Benta conversa com os personagens e eles aceitam a deixar o Sítio. As visitasvão embora. Anoitece. Todos percebem que a janta está ruim. A avó acha que Nastácia está doente. Emília usa seu faz de conta e a cozinheira volta ao normal. Depois, Nastácia faz uma nova comida e todos aprovam.
Dom Quixote das Crianças.
Capítulo 1 - Dom Quixote, o cavaleiro da triste figura
A turminha do sítio brinca de cavaleiros. Na mata, Cuca está preparando uma maldade para o Pedrinho, ela vai fazer o menino ser um personagem de histórias. A Bruxa obriga o Saci a jogar a poção no neto de Dona Benta. Um novo amiguinho chega para o Arraial, o sobrinho do Teodorico. O Coronel e o Elias esperam pelo menino, ele chega. A Turminha faz a Dona Benta contar a história do Dom Quixote para eles aprenderem mais e poderem continuar brincando de cavaleiros do Picapau Amarelo.
Capítulo 2 - O Conselho dos Seres da Mata
Dona Benta para a história e vai continuar no dia seguinte. Amanhece e o Coronel Teodorico leva seu sobrinho, o Ênio, para passar um tempo no sítio. Todos vão pescar. O Saci mistura um monte de poções para a magia da Cuca dar errado. Em vez de o Saci jogar no Pedrinho, ele joga no sobrinho do Coronel. Ênio se transforma no personagem do livro que ele estava lendo, o Mogli. A turminha volta para o sítio e vêem o triciclo que virou biblioteca ambulante. Emília é que deu o nome de bicicloteca. A Cuca está prestes a denunciar o Saci para o Concema (Conselho dos seres da mata).
Capítulo 3 - O julgamento do Saci
Dona Benta para de ler o livro de Dom Quixote e no dia seguinte ela vai ler mais um capítulo. O Ênio aparece no sítio transformado no Conde Drácula, tudo porque ele leu o livro do vampiro. O sobrinho de Teodorico assusta Emília e Narizinho. Ele foge pela janela e o efeito acaba. Começa o julgamento do Saci, está uma verdadeira confusão. A turminha junto com o Ênio foram para o Arraial com a bicicloteca. O sobrinho do Coronel Teodorico lê o livro de Robin Hood e se transforma no personagem, ele coloca o sorveteiro para correr.
Capítulo 4 - Enio se transforma em Dom Quixote
Ênio transformado em Robin Hoody distribui sorvete de graça para um monte de criança. Depois que ele voltou a ser menino, toda turminha volta para o sítio. Dona Benta continua a contar a história do Dom Quixote. O julgamento do Saci continua, até o Tio Barnabé dá um depoimento sobre o moleque. O velho ajudou o Saci sem saber. Ênio sai no meio da história, pois estava com medo de se transformar no cavaleiro andante. O Sobrinho do Coronel Teodorico vai para o quintal e se transforma no Dom Quixote. O Menino está prestes a atacar o Quindim, o Rabicó e o Burro falante.
Capítulo 5 - Fim da História do Cavaleiro Andante
O sobrinho do Teodorico se destransformou em Dom Quixote e todos foram dormir, menos o Pedrinho que foi ao julgamento do Saci. Não é que o molequinho de uma perna só se livrou da acusação e por causa da Cuca ter feito uma acusação falsa ela teve que desfazer o feitiço do Ênio. O Pedrinho que descobriu toda a verdade foi falar pra todos e a Emília notou que o sobrinho do coronel tinha sumido junto com a Narizinho, na verdade o menino se transformou na Fera da História da Bela e a Fera, ainda bem que a Cuca acabou com toda essa história. A Dona Benta acabou a história do Dom Quixote e todos já estão morrendo de saudade do Ênio.
O minotauro.
Capítulo 1 - O sumiço de Tia Nastácia
Dona Benta conta a história sobre a mitologia grega. Um monstro ronda o sítio. Amanhece. Cuca está morrendo de calor, nem a água que o Saci trouxe do ribeirão adiantou. A Bruxa faz nevar. O Conselheiro adora ler livros. A Tia Nastácia deixa uma tigela de bolinhos na janela e some. A Cozinheira vai atrás do Rabicó. Nastácia encontra um monstro que a leva embora. Todos vão investigar. Os besouros falam para Emília que um monstro raptou Nastácia. Visconde descobre que um ser da Grécia levou a cozinheira e fala para todos.
Capítulo 2 - Viagem à Grécia
Todos estão preocupados com a Tia Nastácia que foi raptada por um monstro grego. O Pedrinho tem a ideia de ir até a Grécia para salvar a cozinheira. Todos aprovam. Dona Benta deixa o Tio Barnabé para cuidar do sítio, junto com o Conselheiro, Rabicó e Quindim. A Cuca pega um resfriado daqueles e o Saci vai pegar umas erva com o Tio Barnabé. A Turma chega na Grécia antiga, mas não era ali que a cozinheira se encontrava. Dona Benta e Narizinho ficam naquele tempo. Pedrinho,Visconde e Emília vão para a casa de Zeus que fica muito bravo ao descobrir que tem mortais no seu templo.
Capítulo 3 - Sócrates, o estadista
Zeus descobre que o mortal que se encontrava em seu templo era um seu amigo, o único humano que pode frequentar seu lar. Pedrinho,Emília e Visconde se livram de mais um perigo. Os três até provaram o néctar e o manjar dos deuses. A Dona benta adora a Grécia. A avó e a Narizinho ficam no tempo de Pericles, um grande governante. A Cuca toma o chá que o Saci fez e ela ficou ucheio amor, toda carinhosa. Tia Nastácia está em apuros. Pedrinho, Emília, Visconde e um habitante da Grécia estão indo para o Oráculo. Uma esfinge aparece.
Capítulo 4 - A Ilha de Creta
Emília, Pedrinho, Visconde e um habitante da Grécia conseguem se livrar da Esfinge e vão para o Oráculo. Como o oráculo só atende com um presente, Emília teve a ideia de o Visconde ser entregado para a vidente. Dona Benta e Narizinho são convidadas para assistir o teatro Grego, elas não recusaram e foram direto para o local. O Teatro começa. Cuca anda muito estranha. A Bruxa entrega presentes para o Barnabé e para todos do sítio, quando chegarem da Grécia. Cuca leva alguns livros até a Bicicloteca para doar. Conselheiro não entende nada. Na Grécia, a Turma descobre onde a Tia Nastácia está graças a vidente. Visconde consegue fugir de virar presente e a turma vai até Ilha de Creta.
Capítulo 5 - No labirinto do Minotauro
Emília, Pedrinho e Visconde entraram no labirinto do monstro. Eles usam três carreteis de linha para marcar o caminho. Narizinho e Dona Benta estão vendo um teatro grego, que emociona as duas. O Saci não gosta do novo jeito de sua prima Cuca. Ele mexe nas poções da bruxa e a Cuca volta ao normal. Pedrinho,Visconde e Emília encontram a Tia Nastácia, graças ao cheiro de seus bolinhos de chuva. A Turminha salva a cozinheira. Pedrinho joga o pirlimpimpim e toos vão até a Grécia antiga para se encontrarem com Dona Benta e a Narizinho. Nastácia dá alguns bolinhos para os filósofos gregos. Todos se despedem e partem para o Sítio. Quindim, Conselheiro, Rabicó e Barnabé ficam felizes com a volta da cozinheira.
Memorias de Emilia !!
Capítulo 1 - Emília quer escrever as suas "memórias"
Pedrinho e Narizinho assistem o programa de TV Tony Power. Emília decide escrever as suas Memórias. A Boneca chama o Visconde para ser se secretário. Ela deixa o sabugo escrevendo. A boneca vai falar com o Quindim. Dona Benta volta da cidade com o Barnabé e o carro estraga. Um tal de Mário Machado chega e ajuda no conserto do veículo. A avó o convida para comer alguns bolinhos no sítio, ele aceita. Rabicó se apaixona por uma porquinha chamada Matilde. O Visconde começa a escrever a história da visita do anjinho ao sítio. Nas memórias, Pedriho, Narizinho e Peter Pan são presos pelo Capitão Gancho, que veio junto no navio das crianças inglesas. O Pirata que se cuide, pois o Marinheiro Popó também veio no navio.
Capítulo 2 - Um certo Mário Machado
Visconde conta a luta que Marinheiro Popó teve com o Capitão Gancho. No começo o marinheiro está perdendo, mas depois ele toma açaí e espanta o Capitão Gancho. Benta convida Mário Machado para passar um tempo no Sítio, ele aceita. Rabicó tenta conquistar Matilde. Nas memórias, a turma agradece pela ajuda do Popó. O Marinheiro avisa que vai levar o anjo com ele. A Turma não deixa. Depois, a boneca troca o açaí de Popó e Pedrinho e Peter dão uma lição no marinheiro. Mário Machado ajuda a espantar uma cobra da cozinha, mas a cobra é falsa. Benta e Nastácia não percebem. O homem vai aprontar muito, pois ele vai descobrir algo na sala de Benta.
Capítulo 3 - Memórias do Visconde
Emília está muito feliz por escrever as memórias. Visconde escreve sobre o seu "Periscópio do Invisivel" que fez sucesso por pouco tempo no Sítio. O Mário engana todos no Sítio. Tio Barnabé anda desconfiado do homem. Conselheiro escreve poesias para o Rabicó. O Porco quer conquistar a porquinha Matilde. Emília não gosta das histórias que o sabugo está escrevendo. A Boneca encontra um album de figurinhas que o Pedrinho fez do Tony Power e decide escrever o seu encontro com o Tony. Anoitece. Mário Machado diz que está escrevendo um livro de mistério e pergunta para Benta qual melhor opção para o segredo de um cofre. A avó responde que a maioria das pesosas colocam data de aniversário. Depois, o homem consegue descobrir a data de aniversário de Benta. Mário abre o cofre da casa e encontra várias jóias.
Capítulo 4 - Pedrinho Homes e o Bandido da Escrita Manhosa
Mário Machado pega as joias de Benta. Amanhece. Emília acorda o Visconde. O Sabugo continua a escrever as memórias. Visconde conta de quando uma jaca caiu em cima dele e a turminha o consertou. No Sítio, Benta toma café. Mário chega e dá flores para avó como uma forma de agradeciemento. Emília manda o Visconde escrever as aventuras que ela teve com Tony Power. Rabicó consegue conversar com a porquinha Matilde. Depois do almoço, Pedrinho e Narizinho saem para pescar no ribeirão. Barnabé já alertou o neto de Dona Benta sobre o Mário Machado. O Menino vai começar a investigar.
Capítulo 5 - Fim das Memórias da Marquesa
Pedrinho e Narizinho investigam tudo sobre o Mário Machado. Mário vai para a cidade vender as jóias. Visconde escreve mal sobre Emília. Narizinho e Pedrinho investigam as coisas de Mário e encontram disfarces. Benta e Nastácia vão para o arraial. Rabicó chora, pois Matilde foi embora. O Porco logo esquece e vai remexer na lata de lixo. Emília manda o Visconde continuar as aventuras com Tony Power. Os primos contam para todos sobre Mário. Nastácia e Benta ouvem na rádio sobre um ladrão. A avó suspeita de Mário. Todos no Sítio arrumam armadilhas. Mário chega e cai em todas. Por último Saci o amarra. Benta e Nastácia chegam e descobrem o que está havendo. Emília manda o Visconde sai da biblioteca e a boneca termina as suas memórias. Emília vai mostrar para todos as suas memórias. Pedrinho e Narizinho decidem escrever as suas memórias.
Os 12 Trabalhos de Hercules.
Capítulo 1 - De volta à Grécia Mitológica
A turma brinca de esconde-esconde, mas logo cansam e vão brincar de Herói grego. Emília arruma uma confusão. Anoitece. Dona Benta começa a contar a história do Hércules para a turminha. Dona Benta vai beber água e Narizinho vai junto. A avó começa a sentir uma tontura, mas logo passa. Benta pede para a sua neta não ficar preocupada. Na manhã seguinte Emília, Pedrinho e o Visconde vão para a Grécia. Narizinho fica cuidando de Dona Benta, mas não é nada preocupante. Lá na Grécia, Hércules foi escolhido para enfrentar o Leão de Neméia. Os habitantes do sítio chegam na Grécia. Narizinho encontra uma índia no capoeirão.
Capítulo 2 - O Leão da Nemeia
Narizinho encontra uma índia no capoeirão chamada Maíra. Na Grécia, o Leão de Neméia aparece e a turma do sítio sobe em cima de uma árvore para se esconder. O Herói grego mata o leão. A turma do sítio aparece e se apresenta para o grego, que não entende nada. Hera não gosta nada da turma do sítio. Maíra não quer comer nada no sítio. O pai da índia está a procura de sua filha. O Próximo trabalho
que Hércules terá que realizar vai ter que matar a Hidra de Lerna.
Capítulo 3 – A Hidra de Lerna
Maíra come o beiju que o Tio Barnabé fez e ela adora. Hércules vai até o palácio do Rei Euristeu. O Rei fica bravo, pois o herói não trouxe a pele do Leão. Emília,Pedrinho e Visconde não gostam de Euristeu, pois ele deu mais um trabalho para o herói: Matar a Hidra de Lerna. Todos vão até a cidade de Lerna, onde o monstro se encontra. O Bicho aparece. No sítio, Maíra e Narizinho estão cada vez mais amigas. O pai de Maíra, o Macuiambebe, está prestes a invadir o sítio. Com a ajuda de Emília e Pedrinho, Hércules vence a Hidra, mas fica ferido.
Capítulo 4 –A Corsa dos Chifres de Ouro
Emília e Pedrinho pegam uma planta para curar o ferimento de Hércules. O Heróis fica curado. Visconde chega trazendo com ele, a pele de Leão e todos foram levar ao Rei Euristeus. O Rei não gosta nada do herói ter se salvado e manda ele realizar mais um trabalho: Pegar os pés de bronze e o chifre de ouro da Corsa. Com a ajuda de Pedrinho e Emília, ele conseguiu realizar mais esse trabalho. No sítio, os índios invadem a casa de Dona Benta procurando por Maíra, mas a menina fugiu com Narizinho. A índia conta para a menina do nariz arrebitado que não quer ir para escola. Na Grécia, Emília cria um templo para eles poderem descansar. Narizinho chega no sítio sem a filha de Cuiambebe e fala que tem um recado de Maíra para o seu pai.
Capítulo 5 - Narizinho vai à Grécia
Narizinho dá o recado de Maíra para o índio Cuiambebe, que não gosta da notícia. Dona Benta vai ao local onde a índia está escondida para conversar com ela. Na Grécia, Hércules entrega ao Euristeus a corça. O Rei dá outro trabalho para ele: capturar o javali da cidade de Erimanto, a realização é um sucesso. No sítio, Dona Benta tem a ideia de montar uma escola na aldeia dos índios e vai ser isso que Cuiambebe vai fazer. Os índios se despedem de todos do sítio. Amanhece. Narizinho "morre" de saudades da Emília, do Pedrinho e do Visconde. A Menina parte para a Grécia. A boneca, o sabugo e o menino vêem Narizinho e ficam felizes.
Capítulo 06 – O Perverso Rei Áugias
Com a chegada de Narizinho na Grécia, a turma fica ainda mais animada. A Dona Benta que anda meio triste com saudades de seus netos, de Emília e Visconde. O Burro falante, o Quindim e o Rabicó pedem para a vovó contar histórias e ela ficou animada. Na terra dos monstros, Hércules recebe mais um trabalho: limpar o estrume dos cavalos do Rei Áugias. Todos decidem desviar os rios para limpar tudo, já que o estrume solta gás venenoso. Na hora do pagamento ao Hércules, o Rei Áugias não quis cumprir a aposta e apela para violência.
Capítulo 7 - As Aves de Pena de Bronze
Hércules dá uma lição no Rei Áugias. Hera fica furiosa com mais um trabalho realizado e joga uma maldição que acaba acertando o Visconde. O sabugo fica maluco. A Turma leva ele até a Bruxa Medéia. A Feiticeira corta o sabugo em pedacinhos e o ferve. Visconde volta ao normal. No sítio, Dona Benta conta a história de Circe a irmã de Medéia. Quindim, Conselheiro, Rabicó e Nastácia ouvem a história. Hércules recebe mais um trabalho do Rei Euristeus. E Agora?
Capítulo 8 - Visconde Apaixonado
A Deusa Atena manda um presente para ajudar Hércules a espantar as aves de pena de Bronze. O presente é um címbalo, um prato que nem o da bandinha do circo dos escavalinhos, só que mais crescidinhos. Emília dá algo para tapar os ouvidos do herói. Hércules usa os pratos e as aves fogem. Ele acaba ficando em estado de choque. A Turma vê e o ajuda. Depois, o Visconde se apaixona por uma menina grega. Mas a menina gamou no Pedrinho. Hércules e seus amigos estão a caminho do palácio de Euristeus. Ele vêem Atlas, o gigante. O Herói resolve ajuda - lo e segura o mundo um pouco para ele. Atlas vai buscar um pomo de ouro. Emília tem medo de que o gigante não volte.
Hércules não aguenta muito tempo de segurar os céus. A Terra treme. No Sítio, todos sentem o tremor na hora do piquenique. Atlas chega, mas não quer mais segurar o céu. Zeus o obriga e tudo volta ao normal. Benta conta a história do gigante Atlas para todos. Depois, Hércules descobre que vai ter que enfrentar o touro louco de creta e leva - lo vivo até Euristeus. Hércules e seus amigos vão de barco até a ilha. O Touro aparece.
Capítulo 10 - A Ira de Hera
Pedrinho ajuda Hércules a capturar o touro de Creta. Depois, eles vão para o palácio de Euristeus. O Rei fica bravo com mais um trabalho realizado. Na cidade grega, estátuas de Hércules e seus amigos fazem a festa. A Turminha pega alguns e manda com uma carta de pirlimpimpim para Benta, que fica muito feliz. Hera está cada vez mais nervosa e quer dar mais trabalhos. A Carta resposta de Benta chega ao templo com alguns bolinhos, todos comemoram.
Capítulo 11 - Emília fica muda
Emília conversa com Visconde no templo. Hera faz a boneca ficar muda, todos ficam pasmos. Um biólogo sofre um acidente de carro no Sítio. Quindim, Rabicó e Conselheiro vêem o moço. Na Grécia, todos resolvem levar Emília para Medéia. A Boneca fica triste, pois não quer ser picada em pedaços. Narizinho oferece o pomo de ouro que Emília pegou de Atlas para a bruxa fazer a boneca voltar ao normal. No Olimpo, Minervino avisa Atena que Emília tem medo. A Deusa fala com Zeus, que faz Emília voltar a ter voz. A boneca pega o pomo de volta, mas logo o troca por uma varinha. No Sítio o Biólogo conversa com todos e agradece pela ajuda. Na Grécia, Hércules recebe o trabalho de pegar o Cinturão de Hipólita, a rainha das Amazonas. No templo, Emília usa sua varinha. Ela percebe que a varinha tem validade. A Turma vê algumas crianças da cidade se aproximando do templo para pegarem a varinha da boneca.
Capítulo 12 – O Biólogo e a Cuca
O templo da turminha foi atacado por vários meninos que queriam pegar a varinha da Emília, mas a boneca não deixou. Ela transformou os meninos em vários objetos úteis. O Pedrinho quer que a boneca use para ajudar o Visconde, que se machucou na hora da invasão. Emília não quer. No Sítio, o biólogo conhece o lugar. Na Grécia, Hércules avisa sobre o próximo trabalho. O Biólogo está escavando e cai na caverna da Cuca.
Capítulo 13 - O cinturão de Hipólita
A rainha Hipólita vai até a praia para conversar com Hércules. A Deusa Hera não quer que o herói realize mais um trabalho e faz as amazonas atacarem toda a turma do sítio. Hércules é obrigado a fazer a rainha das amazonas de Refém, ainda bem que as mulheres guerreiras fazem o que Hipólita pede e todos vão salvos para o reino do Rei Euristeu, com o cinturão. Hércules recebe mais um trabalho. Dona Benta escreve uma cartinha para a turminha.
Jonas o Biólogo é transformado em pedra pela Cuca e agora quer empedrar Quindim, Rabicó e Conselheiro, que foram salvar Jonas.
Capítulo 14 – O carro de Apollo
A turma do sítio, Hércules e Meio a meio fogem, pois haviam alguns guardas do reino de Euristeu atrás da Emília. Os guardas queriam prender a Boneca, pois ela havia transformado os meninos que invadiram o templo em objetos. No Sítio, Cuca faz o Jonas virar pedra e graças ao Conselheiro, o biólogo volta ao normal. Só que agora Jonas terá que fazer uma estátua da bruxa. Hércules e a turminha se espantam , pois o sol está prestes a cair na terra.
Capítulo 15 – Os bois de Gerião
O deus Apolo volta a dirigir o sol, essa foi por pouco! Hércules e Meio a meio vão levar os bois de Gerião para o Rei Euristeu. Emília, Narizinho, Visconde e Pedrinho vão até o jardim das ninfas, eles querem levar umas para o sítio. Mas no final nada ficou decidido. Hércules luta com Ares e seu filho. O herói vence.
No sítio, a Cuca adora a sua estátua. Quindim, Rabicó, Conselheiro e Jonas aproveitam que a bruxa estava entretida e fogem.
Na Grécia, Hércules recebe mais um trabalho
Capítulo 16 - A velhice
Hércules recebe mais um trabalho: pegar o pomo de ouro do reino onde moram quatro fadas. Mas eles não sabem onde fica o reino e vão perguntar a Nereu, o velho deus do mar. Quando os heróis entram em seu palácio, a turma do sítio e Hércules ficam velhos, mas conseguem saber o local do reino.
No sítio, Jonas conta a Dona Benta e Tia Nastácia sua aventura com a Cuca.
A Turma e Hércules vão para Líbia pegar os pomos, mas no meio do caminho aparece um homem bravo.
A Turma e Hércules vão para Líbia pegar os pomos, mas no meio do caminho aparece um homem bravo.
Capítulo 17 – As Ninfas
Hércules derrota Anteu, filho de Gaia e Poseidon graças a ideia da Emília. Depois de muito de andar no deserto, a turma chega no reino para pegar os pomos de ouro, só que tem um dragão de guarda. Emília usa sua varinha para fazer um chá para o monstro de 100 cabeças dormir e dá certo. As ninfas (fadas) são muito amigáveis e deixaram pegar os pomos. Poseidon fica bravo por Hércules ter vencido seu filho Anteu e causa uma tempestade quando a turma está voltando para Micenas.
Capítulo 18 - Prometeu acorrentado
A turma se salva da tempestade, graças a ajuda de Atena e os golfinhos. Eles vão parar em uma praia, onde Prometeu está acorrentado. Antes de levar os pomos de ouro para o Rei Euristeu, Hércules salva o homem preso, ele fica muito grato por isso. O Próximo trabalho é pegar o Cachorro de Três cabeças do Reino de Hades.
Capítulo 19 - Hades
O Herói entra na direção do Reino de Hades. Emília e Visconde vão junto. Pedrinho, Narizinho e Meio a Meio ficam. Tia Nastácia sente saudades e grita pela turminha. Narizinho é sorteada para voltar ao Sítio. A Menina chega ao Sítio. Todos ficam felizes. O Biólogo conhece Narizinho. Hércules, Emília e Visconde conseguem atravessar o rio das sombras com a ajuda de Minervino. Hades permite que Hércules pegue o cachorro de Três cabeças sem usar armas.
Capítulo 20 – De Volta ao Sítio do Picapau Amarelo
Hércules pega o cachorro de Três cabeças e o Pedrinho que leva o bicho até Micenas, deixando os moradores com medo. Hera a pedido de Zeus não vai dar mais trabalho para o o herói. No sítio, todos preparam uma festa a espera de todos que estão na Grécia. Jonas vai embora do sítio. Na Grécia, Minervino revela que é Belerofonte. Emília, Pedrinho,Visconde e Meio a Meio se despedem de Hércules e Belerofonte. Todos voltam para o sítio. Belerofonte conta como é o Sítio para Hércules. Todos no Sítio conversam na varanda.
O poço do Visconde.
Capítulo 1 - A Toca do tatu
Tio Barnabé e a Tia Nastácia estão adorando o Meio a Meio, o centauro que veio da Grécia com a turma. A Cuca está muito vaidosa e vai procurar os elementos para fazer um creme anti-rugas. O Visconde anda tão interessado em Geologia (Ciência que estuda a terra) que acaba entrando na toca de um tatu. Os besouros informantes da Emília vêem e contam para a Boneca. A danadinha fica pequena e entra para tirar o Visconde lá de dentro, mas o dono da toca apareceu: O Tatu.
Capítulo 2 - Geologia das Crianças
Visconde e Emília saem da toca do tatu. Narizinho faz Emília ficar grande de novo, só que a menina também fez o sabugo ficar imenso. Ainda bem que ele voltou ao normal. De tanto interessados em Geologia, a turma entra em um vulcão mais próximo para ver o centro da terra. Foi muito batatal, como diria Emília. À noite todos vêem um filme sobre o Petróleo. Emília quer fazer um poço de Petróleo no sítio.
Capítulo 3 - Petróleo no Sítio
O galo mal canta e a turminha já está de pé para fazer o Poço de Petróleo. O Visconde faz todos os cálculos e estuda o terreno do sítio. Graças a varinha que a Emília trocou com Medéia, a boneca fez um enorme poço, que batizaram de Caraminguá 1 da companhia Dona Bentense de Petróleo.
A Cuca faz sua máscara de beleza. Saci comunica à bruxa que a turma do sítio está cavando um poço de petróleo bem em cima de sua caverna e com sua mágica, Cuca faz o poço jorrar petróleo.
Capítulo 4 - É o professor de inglês...Quindim
A turma descobre Petróleo nas terras do sítio, mas eles não sabem que o óleo vem do caldeirão da Cuca. O Saci ficou sabendo do feitiço da bruxa e vai tentar falar com o Pedrinho, mas o Petróleo endoidou o menino. Quindim leva um choque e começa a falar em inglês. Por falar no Quindim, o rinoceronte senta no poço para parar de sair petróleo, enquanto não chega o registro que a Emília encomendou pelo transporte Faz- De- Conta. O Arraial dos Tucanos está uma loucura, vários vizinhos de Dona Benta vão se mudar do arraial devido aos problemas que o óleo pode causar.Um Shake do Iraque chega no sítio querendo comprar as terras de Dona Benta.
Capítulo 5 - Querem comprar o Sítio
Dona Benta se nega em vender o Sítio para o falso Shake Árabe. Cuca se apaixona pelo falso Shake e faz uma armadilha para que ele se apaixone por ela. Dona Benta avisa crianças que a brincadeira acabou, e pede que acabem logo com o poço de Petróleo. Cuca faz um banquete para o Shake prometendo um poço de petróleo. Ele com sua ganância faz Cuca perceber que ele só quer o petróleo e não seu amor, Cuca, por sua vez, fica furiosa e sai correndo atrás do vigarista. Ao chegar ao Arraial o Shake se depara com o povo revoltado com ele. O povo do arraial pede para Dona Benta que deixe eles verem o petróleo descoberto no Sítio, Emília abre o poço e o petróleo acaba. Cuca desfaz o feitiço do petróleo. Saci explica para a turma que foi a Cuca que fez jorrar petróleo no sitio. No fim tudo acaba bem, e Emília quer fazer um poço de energia solar! Historias diversas.
Capítulo 1 - Os Inventos do Visconde
Visconde não sai de seu laboratório. Emília fica muito brava, pois o sabugo não quer contar sobre o seu novo invento. Depois do almoço, Visconde apresenta a máquina que lê pensamentos. A turma vê o que as lagartas, abelhas, caramujos e vacas pensam. Teodorico anda para lá e para cá com sua vaca de estimação. Quando a turma vai ver o que a jaqueira pensa, uma jaca cai em cima da Emília.
Capítulo 2 - lendo os pensamentos
Tia Nastácia lava Emília e a boneca fica pendurada no varal, enquanto secava ela aprendeu um pouco inglês com o Quindim. O Visconde conserta o seu psicocaptador, que tinha quebrado quando a jaca caiu em cima da Emília, pois ela estava segurando o invento na hora do acidente. Depois que ficou pronto e Emília secou, todos vão dar um chá de dormir para Quindim, Conselheiro, Rabicó e Meio a meio. O Coronel Teodorico quer que o conselheiro pinte um quadro da vaca Lola, quando o vizinho de Dona Benta volta para o sítio ele encontra um chá em cima de uma mesa, sem saber que era para dormir, ele tomou, resultado: Dormiu no sofá da sala de Dona Benta. Quando todos os amigos dormiram, a turma foi testar para ver se o invento lê pensamentos também e dá certo. Quando eles vão procurar o meio a meio, Narizinho dá de cara com o Doutor Caramujo. O Médico do Reino das Águas Claras diz que o Príncipe Escamado ficou noivo da Enguia Marinha.
Capítulo 3 - O Casamento do Príncipe Escamado
O Doutor Caramujo avisa para Narizinho que o Príncipe Escamado é obrigado a se casar com a Enguia Maria. Narizinho fica pasma. Pedrinho,Visconde e Emília vêem o sonho do Meio a meio com o invento do sabugo. O Centauro está com vontade de voltar para Grécia. Narizinho chega com a notícia desagradável do Príncipe. No sítio, Dona Benta está preocupada com o Coronel Teodorico, pois ele não acorda. O Doutor Caramujo vai visitar o Sítio e diz que é sono recolhido. Narizinho e Pedrinho conseguem pescar a enguia Maria. O Príncipe Escamado está livre. Emília, Visconde e Dona Benta veem o sonho do Teodorico. Anoitece, a turma vai ver o que o Visconde está sonhando. Quando a turminha vai ver o aquário onde estava a Enguia, ela tinha sumido. Um gato sai da casa de Barnabé.
Capítulo 4 - A Festa
O Gato que apareceu no sítio é o Gato de Botas, ele foi ao sítio para a sua festa. A turma acreditou que ele fosse o gato gatuno( que apareceu no episódio "Reinações de Narizinho"). Depois que a cambadinha ficou sabendo da festa, todos vão até o pomar, onde o evento está acontecendo. Todos os personagens de contos de fadas estão. A festa que a Branca de Neve arrumou para consolar o felino (pois ela não convidou para sua festa de casamento) está um sucesso. A Festa é uma maravilha e os quitutes da Tia Nastácia fazem sucesso. O Saci e o meio a meio também aparecem por lá.
O Visconde que estava dormindo, ouve a barulheira e vai ver o que estava acontecendo. O Sabugo adora a festa, até dança com a Dona Baratinha. O Gato não aguenta e avança sobre o Dom Ratão, pois está com fome.
O Visconde que estava dormindo, ouve a barulheira e vai ver o que estava acontecendo. O Sabugo adora a festa, até dança com a Dona Baratinha. O Gato não aguenta e avança sobre o Dom Ratão, pois está com fome.
Capítulo 5 - O lobo mau
Toda a festa da Branca de Neve e os personagens foi tudo um sonho, mas o curioso é que todos do sítio tiveram o mesmo sonho. Depois, Narizinho e Pedrinho vão para a jabuticabeira. Emília fala com as violetas e as ajuda a se livrarem de uma violeta Branca. O Visconde também dá uma ajudinha. Os netos de Dona Benta vão para mangueira e encontram um efeite da festa de Branca de Neve, ou seja o sonho podia ser real.
O Lobo mau aparece no sítio querendo comer a Dona Benta, mas a Emília e o Quindim dão um jeito.
O Lobo mau aparece no sítio querendo comer a Dona Benta, mas a Emília e o Quindim dão um jeito.
A Vaca do Teodorico venceu o concurso e a vaca Mocha queria ter participado do concurso, talvez no ano que vem!
Capítulo 6 - O clone do Visconde
A turma brinca de pega-pega e futebol, eles cansam e cada um vai para um lado. Narizinho vai para jabuticabeira. Pedrinho vai passear no Pangaré. Emília vai pedir para Tia Natácia fazer um clone para o Visconde, pois a boneca quer algumas ninfas com a deusa da Flora.
Tio Barnabé faz uma cadeira de balanço e o Saci a estraga. O velho prende o diabinho dentro de uma garrafa e o deixa em cima da mesa de sua casa. Tia Nastácia termina o clone do Visconde (Visclone) e a boneca vai para o laboratório junto com o sábio do sítio para fabricar mais pirlimpimpim. A cozinheira borda o nome Visclone na roupa do clone. Dona Benta conta uma história para Narizinho e Pedrinho. Tia Nastácia limpa a casa de Barnabé e joga no lixo a garrafa onde o Saci estava
Tio Barnabé faz uma cadeira de balanço e o Saci a estraga. O velho prende o diabinho dentro de uma garrafa e o deixa em cima da mesa de sua casa. Tia Nastácia termina o clone do Visconde (Visclone) e a boneca vai para o laboratório junto com o sábio do sítio para fabricar mais pirlimpimpim. A cozinheira borda o nome Visclone na roupa do clone. Dona Benta conta uma história para Narizinho e Pedrinho. Tia Nastácia limpa a casa de Barnabé e joga no lixo a garrafa onde o Saci estava
Capítulo 7 - A deusa Flora
Quindim leva o lixo onde estava o Saci para fora do sítio. Dona Benta, Narizinho e Pedrinho vão para o Arraial dos Tucanos fazer compras e encontram com a companhia teatral que vai fazer a peça Romeu e Julieta. Emília vai para Grécia com o Visclone e tapeou a deusa Flora. A boneca dá o Visclone para a deusa e ela acredita que era o Visconde, mas logo depois Flora descobre e ficou furiosa. O Saci é levado para o caminhão do lixo e ele cai para fora e a garrafa rola até o ribeirão. Depois de um tempo ele vai parar no Rio de Janeiro boiando dentro da garrafa. Um menino tira o diabinho de dentro. Flora vai para o sítio e quer de volta as suas ninfas que trocou pelo Visconde falso.
Capítulo 8 - Romeu e Julieta
A deusa Flora vai ao sítio pegar suas ninfas. Emília esconde as fadas dentro de troncos de árvore. O Saci aprende a surfar e passeia pelo Rio de Janeiro. Ele adora a cidade maravilhosa. No Arraial, Pedrinho e Narizinho acompanham o ensaio do teatro Romeu e Julieta. Emília pede para o Visconde trocar o paletó com o Visclone para a enganar novamente a deusa, mas não adianta. Flora descobre e quer levar o verdadeiro Visconde. Emília quer mostrar o sítio antes de ela levar o sábio. No arraial, os atores que estão interpretando Romeu e Julieta passam mal., pois comeram sonho dormido na venda do Elias.
Capítulo 9 - A Vaca Mocha
Narizinho e Pedrinho se oferecem para entrar no lugar dos atores que estão passando mal. Dona Benta e Tia Nastácia ficam espantadas. Emília mostra o sítio para Flora. A deusa conhece o Curupira, o protetor das matas. Saci volta do Rio de Janeiro e leva um presente para Cuca. A Vaca Mocha come o Visclone e todos do sítio pensam que foi o Visconde. Flora quer levar de volta suas ninfas para Grécia, Emília aceita e deixa as fadas voltarem. Depois que a deusa vai embora, Emília descobre que a vaca engoliu o Visclone e não o Visconde. A Peça de teatro no Arraial está muito interessante, o problema é que Narizinho e Pedrinho resolveram mudar o final da história.
Capítulo 10 - A Reinação Atômica
No dia seguinte, Emília chega do futuro e conta tudo para turma. A Boneca ficou exposta muito à radiação e seu cabelo começa a cair, ainda bem que a Tia Nastácia fez
um novo cabelo.No final todo mundo brinca de pega-pega
Aventuras de Hans Standen
Capítulo 1 - O livro de Hans Staden
A turma brinca de Pedro Álvares Cabral. Dona Benta cuida de sua horta. Tio Barnabé descobre que vão destruir um casarão perto das terras de Dona Benta para fazer um posto de gasolina. O velho conta para a avó de Narizinho e Pedrinho. Benta vai conversar com o responsável que não ouve nada o que Benta diz. Emília decidi fazer um museu com os cacarecos de sua canastra. Narizinho e Pedrinho ouvem a história de Hans Staden que o Conselheiro está contando e descobrem que ele já foi preso por índios.
Capítulo 2 - Os bolinhos
O Conselheiro continua contando a história de Hans Staden. Os netos de Dona Benta descobrem que o alemão já foi preso por índios e levado até uma tribo para ser comido, mas ele disse que era um homem bom. Emília pede para o Quindim e o Rabicó montarem o seu museu. Depois de pronto, a boneca e o Visconde começam a organizar os bilongues nas mesas para os visitantes que iriam ver o seu museu. Dona Benta não consegue convencer o empresário a não destruir o casarão, mas ela tem uma ideia. A dona do sítio do picapau amarelo se une com os tucanenses para fazer um protesto. Saci, à mando da Cuca troca o azeite da Tia Nastácia por azeite de língua de sapo. A cozinheira tempera o seu bolinho de bacalhau e come, ela desmaia. Na hora do protesto, só Dona Benta e Teodorico comparecem.
Capítulo 3 - A Cuca e a cozinheira
Dona Benta pede para seu Candorra avisar para toda a população do Arraial se encontrarem no bar do Elias. Tio Barnabé acha Tia Nastácia desmaiada e ela acorda, só que a cozinheira percebe que está com a voz da Cuca. Na gruta, a bruxa do Capoeirão descobre que está com a voz da Tia Nastácia e não entende nada. Emília começa a fazer os convites para a inauguração do seu museu. No livro que o Conselheiro está contando, o Hans Staden está sofrendo muito nas mãos dos índios. Além de comer com seu dente doendo, ele pode ser comido pelos índios. Teodorico consegue convencer a população do Arraial a fazer uma votação para ver se derrubam o casarão ou não. A Cuca aparece no sítio querendo ter uma conversa com a Nastácia.
Capítulo 4 - Nicolau dorme
A Cuca, desfaz o feitiço e tudo volta ao que era antes, para o alívio de Tia Nastácia. No bar do Elias começa a votação. O Nicolau tenta convencer o dono do bar a botar um monte de papel com o nome do empresário, Elias não aceita. A Inauguração do museu da Emília não é um sucesso. O Rabicó estraga tudo e a a Emília ficoa muito chateada. No livro, Hans Staden está sofrendo muito com os índios. O Alemão consegue curar os índios que estavam doentes. Nicolau vai para um lanche no sítio e a Emília dá um chá para ele dormir.
Capítulo 5 - Fim das Aventuras de Hans Staden
Emília fala no ouvido do Nicolau, enquanto ele dorme um monte de ideias, para ele não destruir o casarão e fazer um Centro Cultural. Nicolau acorda e vai embora. No livro que o Conselheiro está contando, Hans Staden se despede de todos da tribo onde ele estava preso para voltar para sua casa. Ele engana os índios dizendo que iria voltar. A Votação dá empate, mas o Nicolau muda de ideia e resolve fazer um centro cultural, preservando o casarão. Emília resolve reabrir o seu museu e é um sucesso.
Historia das invenções !!
Capítulo 1 - Invenções de Sabugosa
O Visconde inventa uma bota que corta grama. Quando o sabugo foi testar, ele sofre um acidente, ainda bem que a Tia Nastácia o consertou. O Ênio, sobrinho do Coronel Teodorico vai visitar o tio. Dona Benta conta a história das invenções e o Pedrinho tem a ideia de fazer uma feira de ciências. No dia seguinte, meio a meio volta para a Grécia. A Turma fica triste, mas logo foram espalhar os cartazes do evento. A Cuca se transforma na menina Keka para poder participar da feira.
Capítulo 2 - Leonardo Da Vinci
A Cuca transformada em Keka se faz de boazinha. Todos no sítio estão se preparando para a Feira de Invenções. Emília pretende fazer uma surpresa para todos e para isso usou o Pó de Pirlimpimpim. Tia Nastácia está muito confusa com tudo isso. Dona Benta conta mais um pedaço da história das invenções. A Cuca está se preparado para a feira disfarçada de keka. O Saci estranha o sumiço de sua prima. Emília aparece no sítio com o Leonardo Da Vinci e ela lembra que se esqueceu de alguém. A Boneca usa novamente o pó. Leonardo Da vinci entra na casa de Dona Benta e todos ficam pasmos.
Capítulo 3 - Santos Dumont
Todos ficam pasmos ao verem que o famoso pintor de Monalisa está no sítio. Depois de se apresentar ele vai terminar o seu quadro. O Conselheiro fica surpreso com a visita do homem. Keka sabota todos os inventos, ainda bem que deu tempo de todos consertarem antes da feira. O Saci está desconfiando da menina nova. Emília aparece voando com o Santos Dumont no invento dele: O 14 Bis. Todos ficam pasmos. Emília, como sempre, é elogiada por todos. Keka rouba a carapuça do Saci e o capetinha de uma perna só descobre que a menina é a Cuca.
Capítulo 4 - Invenções da Modernidade
A Cuca não devolve a carapuça do Saci. O diabinho de uma perna só não gosta. Santos Dumont conhece o laboratório do Visconde e apresenta através de desenhos os seus dirigíveis. Dona Benta conta a história das invenções para todos. O Sabugo apresenta o computador ao pai da aviação. Leonardo da Vinci conhece o microondas. Amanhece, todos arrumam os seus inventos. Tio Barnabé descobre que o Saci está sem os seus poderes. Keka transforma Zeca em Pedra.
Capítulo 5 - Final Feliz
Peter Pan !!
Capítulo 1 - Viagem à Terra do Nunca
Pedrinho, Narizinho e Emília vão para a festa de Clara, uma menina do arraial. Mas logo voltam, pois a boneca de pano estragou tudo: abriu todos os presentes da aniversariante. A dadeira de ideias do sítio resolve fazer seu aniversário e convida todos os seus amigos. Conselheiro e Visconde anunciam a festa do folclore no sítio para a população do Arraial.
A Festa da Emília é um sucesso, e resolve repetir a festa no dia seguinte. À noite todos estão exaustos. Peter Pan aparece e de presente para Emília, leva a turminha para conhecer a Terra do Nunca.
Capítulo 2 - O Curupira
A turma chega na Terra do Nunca e se escondem do Capitão Gancho. Eles conseguem se livrar do pirata. A Turma conhece os meninos perdidos e a Sininho. No sítio, a Dona Benta e a Tia Nastácia descobrem a ida da turminha para a terra maravilhosa e a avó de Pedrinho e Narizinho se lembra de quando conheceu o Peter Pan. Na Terra do Nunca, o índio pele vermelha convida Emília, Narizinho e Pedrinho para conhecerem sua aldeia. As crianças do Arraial vão ao sítio para ouvir histórias do folclore e mais tarde vão para a mata buscar folhas e graveto para fazerem desenhos. Visconde vai atrás do grupo de Ana Clara e Conselheiro vai com o grupo de Zeca. No meio da mata, o Visconde e seu grupo encontram o Curupira.
A Turma do sítio vai voando até a aldeia. A Sininho engana um índio que atira uma flecha na Emília. A Boneca cai desmaiada.
Capítulo 3 - A Iara
Emília acorda e todos comemoraram. No sítio, Dona Benta e Tia Nastácia estão preocupadas com a demora das crianças e pedem para o Tio Barnabé procurar por elas. O Curupira aceita que Visconde e sua turma façam perguntas. Na Terra do Nunca, a turma do sítio conhece o esconderijo de Peter Pan e os meninos perdidos. Narizinho conta história da Cinderela para os meninos perdidos dormirem. Pedrinho e Peter vão ficar de guarda. Eles tiveram que se esconder, pois aconteceu uma luta com os piratas e os índios. Uma cobra aparece na mata e o Conselheiro e sua turma se assustam, ainda bem que ela não fez nada. A Cuca aparece na frente do Visconde e seus amigos. Na Terra do Nunca, os piratas vencem a luta dos índios, que pena! No dia seguinte, todos tomam café juntos.
No Capoeirão, Conselheiro e seus amigos ficam paralisados com a Iara.
Capítulo 4 - Capitão Gancho
O Saci tira o Conselheiro e seus amigos do encanto da Iara. A Cuca não faz maldade nenhuma, ela só queria ser entrevistada pelo Visconde e as crianças. Na terra do nunca a turma vai ver as sereias e a Narizinho propôs que o seu primo, o Peter e os meninos perdidos pegassem uma. Enquanto eles correm, a menina do nariz arrebitado vai até o praia para ver uma sereiazinha. Emília fica atrás de uma pedra. No sítio, Dona Benta está preocupada com a demora das crianças e ela, o Tio Barnabé, Tia Nastácia e o Coronel Teodorico vão fazer uma busca. Conselheiro e seus amigos vêem o boitatá, ainda bem que ele não fez nada. Visconde e o burro falante se encontram e resolveram descansar. O lobisomem aparece e Zeca vê. Narizinho é capturada pelo terrível Capitão Gancho. Pedrinho e Peter Pan vêem.
Capítulo 5 - A Volta
Peter Pan distrai o Capitão Gancho e Pedrinho desamarra a Narizinho. No Capoeirão, Conselheiro,Visconde e as crianças se escondem do Lobisomem. O monstro destrói todo o acampamento. Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé e o Coronel Teodorico aparecem pelo acampamento e vêem ele todo destruido. Barnabé encontra um grão de milho do Visconde. Na Terra do Nunca, mais piratas aparecem e começa uma grande batalha. Os meninos perdidos aparecem para ajudar Peter e Pedrinho. A Turma do Sítio, Peter e os meninos perdidos vencem, mais Sininho fica toda machucada. Na mata, o Saci ajuda os moradores do sítio a encontrarem as crianças.
Para acordar a fadinha, Emília dá a ideia de todas as crianças do mundo baterem palmas e não é que deu certo. Pedrinho, Narizinho, Emília e os meninos perdidos vão para o sítio, deixando Peter chateado. Quando todos chegam, a avó fica mutio feliz e a cozinheira vai mostrar o sítio para os novos moradores.Anoitece. Peter aparece e leva os meninos de volta para a Terra Do Nunca. É melhor assim, pois a história vai continuar para sempre.
Capítulo 1 - Histórias do Folclore
A turma pede para a Tia Nastácia contar histórias do Folclore. A Dona Benta adora a ideia, assim todos irão aprender um pouco sobre o assunto. A Cozinheira começa a contar a história da Festa no céu e depois do Rabo do macaco. Todos adoram. Emília dá a ideia de todos fazerem uma festa junina no sítio e a ideia é aprovada. A boneca de pano pede para a Nastácia contar a história da Cuca, mas ela não quis. A bruxa fica furiosa e faz uma mágica para os personagens das histórias aparecerem no mundo real. O primeiro é o macaco da história O Rabo do macaco. O animal faz uma bagunça na cozinha e na mesa do café da manhã.
Capítulo 2 - Na mata
a turma do sítio brinca de peteca, quando ela sume. O objeto foi parar em cima do galho da árvore, onde estava o macaco da história. Emília engana o bobo e consegue o brinquedo de volta. Tio Barnabé avisa para Dona Benta que tem algum bicho comendo suas hortaliças e ela se desespera. Tia Nastácia conta para a turminha a história do Coelho e do Jabuti. O Coelho aparece na mata e da de cara com o macaco. Tio Barnabé pede para o Quindim construir uma cerca na horta e Dona Benta pede para o Conselheiro. Isso vai dar uma confusão! O Macaco vai caçar borboleta e pega as orelhas do coelho por "engano", o coelho fica irritado e quando o macaco vai descansar ele dá uma paulada em sua perna, "pensando que era uma cobra", o macaco corre atrás do coelho e começa uma perseguição.
Capítulo 3 - A formiga
O coelho se esconde em uma toca para fugir do macaco. No sítio, todos estão se preparando para a festa junina. Todos Enfeitam o quintal para o evento. Os besouros da Emília aparecem e contam para ela o que a Cuca está aprontando. A Boneca vai ver de perto a bagunça, e não é que era verdade! O Conselheiro acredita que é o seu anjo da guarda que está ajudando ele a fazer a cerca. Tia Nastácia conta a história da formiga presa na neve e ela aparece no Capoeirão. A Cuca percebe que o que ela fez não é maldade nenhuma e sai de sua gruta. O Burro falante descobre o Quindim fazendo a cerca. A Cuca aparece na mata e encontra a formiga da história.
Capítulo 4 - O bicho Manjaléu
A Cuca leva a formiga para sua gruta, para fazer uma maldade. Emília pede para a Tia Nastácia contar uma história de rei, rainha e monstro. A cozinheira conta a do Bicho Manjaleu, será que ele vai aparecer pelo sítio? O macaco e o coelho jogam carta na mata. O Visconde está se preparando para dança da quadrilha, mas ele não tem par. Dona Benta conversa por email com sua filha Antonica. Um bando de formigas invede a cozinha do sítio. O Que será que vai acontecer? O bicho Manjaléu vai aprontar?
Capítulo 5 - A festa Junina
O Bicho Manjaléu apareceu querendo raptar a Narizinho, Tia Nastácia suspeitou da Cuca e o Pedrinho pegou o pó de pirlimpimpim e partiu para a mata procurar o Saci. Conselheiro avisou o Visconde sobre o monstro, mas ele não deu ouvidos, pois estava triste que não poderia participar da festa junina. A Tia Nastácia fez bolinhos para distrair o bicho. Pedrinho falou com o Saci e partiu de volta para o sítio, mas o pó acabou e ele foi parar bem na frente do Manjaléu, ainda bem que os bolinhos ajudaram. Tia Nastácia contou a história da Cuca e os personagens desapareceram. A Festa junina começou e o todos se divertiram até o Visconde com um par, a boneca da Narizinho. O Saci foi perguntar porque a cozinheira não contou a história dele, para que ele é o principal personagem do folclore.
Capítulo 1 - O Espantalho
A turma brincou de pular corda. Os passarinhos estão estragando a horta e o Tio Barnabé faz um espantalho. Emília começa a seguir as formigas e chega ao formigueiro onde ouve uma conversa com cigarra e a formiga, totalmente diferente da fábula de La Fontaine. A Cuca quer fazer uma maldade. Anoitece e Dona Benta conta a fábula da formiga e da mosca, Emília tem uma ideia, todos vão dormir. Cuca aparece no sítio e faz o espantalho ganhar vida. Amanhece e a turma parte para o País das Fábulas. O espantalho assusta a Tia Nastácia que desmaia.
Capítulo 2 - Confusões
Tio Barnabé acudiu a Tia Nastácia desmaiada e a levou para dentro, onde deu um copo de água para ela. A Turma do sítio chegou ao País das Fábulas e encontraram o La Fontaine, eles explicaram que vão fazer um documentário sobre as fábulas, depois que terminaram voltaram ao sítio levando o La Fontaine, Dona Benta se alegrou. O Espantalho assustou novamente a Tia Nastácia que caiu desmaiada. Todos estão vendo o documentário e resolveram fazer uma mesa de comentários. Saci acudiu Tia Nastácia e foi falar com o espantalho.
Capítulo 3 - Tio Barnabé
O Saci fez uma aposta com o espantalho, quem fizer mais bagunça vence. A Turma ainda continua vendo o documentário sobre as fábulas. Tio Barnabé foi ver a horta e viu todas as hortaliças destruídas, o espantalho deu um chute no velho que se assustou. Emília foi pegar o Conselheiro para participar do discurso de fábulas, quando o burro chegou, La Fontaine o reconheceu do País das Fábulas. Saci fez as galinhas saírem do galinheiro para o espanto do Quindim. Espantalho tacou uma jaca bem em cima do Rabicó, ainda bem que caiu na mão do porco. Tio Barnabé e Tia Nastácia foram até a horta e viram o espantalho se mexendo.
Capítulo 4 - O plano
Tio Barnabé e Tia Nastácia viram o espantalho fazendo bagunça na horta. O Documentário continua sendo um sucesso, e todos dando opinião. O Espantalho assustou o Rabicó e o Saci fez um monte de bagunça no sítio deixando Tio Barnabé e Tia Nastácia doidos, será que o saci vai ganhar a aposta?
Tio Barnabé botou um chapéu com cola para o espantalho grudar, funcionou mais ele tirou a luva foi embora. Será que desta vez o plano da Tia Nastácia vai dar certo?
Capítulo 5 - A partida
Tio Barnabé e Tia Nastácia fizeram uma armadilha para o espantalho e ele caiu direitinho, ficou preso no buraco, o velho e a cozinheira foram avisar a todos. No vídeo das fábulas todos viram a fábula da mosca e do leão e houve muitos comentários. O Saci apareceu perto do buraco e propôs que quem enganasse a Cuca ia vencer a aposta e tirou o espantalho da armadilha. Quando os habitantes do sítio chegaram lá viram que o espantalho tinha sumido, Pedrinho e Visconde foram investigar o caso. O Espantalho aprontou com a bruxa e ela fez ele voltar ao normal. Saci contou para o neto de Dona Benta e o sabugo que tudo voltou ao normal. La Fontaine foi embora do sítio, deixando saudades.
Volta ao reino das aguas claras
Capítulo 1 - O fermento do Tamanho
Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde estavam fazendo uma pipa com a ajuda do Tio Barnabé, depois que acabaram foram empinar. Cuca passeia pela mata pegando bichos peçonhentos. Coronel Teodorico e Dona Benta olham a vaca mocha que está doente e o amigo da avó de Pedirinho e Narizinho vai até o Arraial atrás de um veterinário, mas encontra uma veterinária, seu nome Jaqueline. Visconde vai ajudar a Tia Nastácia na cozinha e um pote de fermento cai em cima dele, que cresce. Todos estranham o crescimento do Visconde, ele ficou maior que o Quindim. Visconde tenta se acostumar com o novo tamanho, mas fica triste pois não poderá entrar mais no laboratório e na estante de livros. Os guardas do Príncipe Escamado chegam ao sítio para dar uma notícia do Rei.
Capítulo 2 - Volta do Reino das Águas Claras
Bagre Mordomo avisou que o Príncipe Escamado esta a espera de todos do sítio em seu reino para um jantar. Dr. Jaqueline está tentando fazer o Coronel Teodorico gostar dela e para isso botou uma poção em seu copo. Doutor Caramujo vai ao sítio cuidar da Vaca Mocha que melhora. Visconde tenta se acostumar com seu novo tamanho. Saci aparece na gruta da Cuca e descobre que Jaqueline e a bruxa são a mesma pessoa. Coronel Teodorico quer hospedar a Doutora no sítio, Dona Benta sem saída aceita. Cuca faz um feitiço no Saci para ele não contar nada o que descobriu. Todos do sítio pulam no ribeirão.
Capítulo 3 - Perigo para o Coronel
Dona Benta e Tia Nastácia se encantam com o Reino das águas Claras. Jaqueline se hospeda no sítio deixando Barnabé maluco. O Saci tentou avisar o velho que a Jaqueline é a Cuca mas não conseguiu. Príncipe Escamado fica feliz pela visita. Dona Benta vai até a casa da Dona aranha para receber um vestido. Tia Nastácia vai até a cozinha do Palácio do reino. Jaqueline dá ordens ao Quindim, Rabicó e Conselheiro. Visconde e Pedrinho andam pelo reino. Narizinho fica com o príncipe. Emília passeia pela floresta de algas. Jaqueline (Cuca), janta com Teodorico. Visconde e Pedrinho ouvem um pedido de socorro da Emília, a boneca fica presa em algumas algas.
Capítulo 4 - O tubarão
Visconde tirou Emília das algas e levou para o Doutor Caramujo, a boneca acordou. Teodorico foi pedir para o Tio Barnabé chamar o padre do Arraial para poder casar com Jaqueline. Saci foi até o Conselheiro aprender a escrever, o diabinho de uma perna só escreveu no quadro negro uma mensagem enigmática que foi descoberta. No Reino Das águas Claras todos jantam e o Príncpe pede para Dona Benta casar com Narizinho e morar para sempre no reino. A Menina não quer sair do sítio e o príncipe fica pasmo. Tio Barnabé, Rabicó, Coselheiro e Quindim chegam na hora do casamento. Emília, Pedrinho e o Visconde vão procurar a cocha com a pérola, o menino corta o dedo e o sangue atrai um tubarão.
Capítulo 5 - O retorno
Narizinho conversou com o Príncipe Escamado e ele aceitou se casar, só que cada um vai morar em suas respectivas casas, para o alívio de Dona Benta. Emília usou seu Faz de Conta para fazer o tubarão desaparecer e deu certo, Visconde jogou areia na concha e ela se abriu, mas não puderam levar a pérola para tristeza de Emília e Pedrinho. Chegou meia noite e na hora do casamento a Jaqueline se transformou na Cuca para o espanto de Teodorico, a bruxa fez o amigo de Dona Benta virar pedra. Os tubarões vão invadir o palácio para descobrir o que aconteceu com o tubarão cujo nome é Bocão. Saci pegou uma flor azul para desfazer o feitiço, deu certo, mas a Cuca não gostou e promete aprontar mais. Na hora do casamento os tubarões aparecem e a turminha do sítio volta para a superfície, deixando o Príncipe aflito. Emília desfaz o feitiço que botou no tubarão e tudo volta ao normal. No sítio todos conversam e Emília deixa o Visconde escolher qual canastra ele quer levar nas viagens.
Perigo no Reino das Aguas Claras
Capítulo 1 - A Poluição
A turminha estava no ribeirão, Visconde e Pedrinho pescando, Emília e Narizinho fazendo barquinho de papel. No sítio Dona Benta explicou para Tia Nastácia que a água que temos para consumo é muito pouco, deixando a cozinheira de boca aberta. No Reino das águas Claras, o Príncipe Escamado descobriu que seu reino está poluído, e vai com Doutor Caramujo e o Major pesquisar. Cuca quer aprontar mais uma. O Príncipe chega com seus amigos no sítio muito mal devido a poluição. Doutor Caramujo cuida do rei na casa de Dona Benta e Emília Pedrinho e Major vão pesquisar de onde vem a poluição. Cuca se transforma em carteira e hipnotiza Quindim, Rabicó e Conselheiro para serem seus empregados. O neto de Dona Benta descobre um cano jogando poluição no rio.
Capítulo 2 - A poluição e a Iara
Emília, Pedrinho e Major seguiram o cano até uma fábrica, eles tentaram entrar mas foram barrados por alguns seguranças. No sítio vários peixes estão doentes e a turma do sítio cuida dos amigos. Cuca manda o Quindim limpar a gruta, mas acaba bagunçando mais. Dona Benta descobre que é uma fábrica que está poluindo o rio e manda um e-mail para o dono, ele não gosta e responde de maneira mal educada. Dona Benta, Emília e Pedrinho vão falar com o dono mas não são recebidos, eles voltam para o sítio ajudar com os doentes. Conselheiro prepara umas borboletas para Cuca comer e ela não gosta. Emília e Pedrinho entram difarçados na Fábrica. Saci encontra a Iara do Ribeirão desmaiada.
Capítulo Final - O Curupira
Saci levou a Iara para sítio, onde foi cuidada pelo Doutor Caramujo. Cuca saiu da gruta para pegar umas ervas daninhas e deixou seus novos criados cuidando da caverna. O Dono da fábrica recebeu o jornalista falso, mas logo descobriu que eram intrusos, começou uma perseguição. Rabicó tomou uma poção do Caldeirão da Cuca e voltou ao normal, fez o mesmo com seus amigos, eles fugiram. A perseguição na fábrca termina na entrada onde Dona Benta e a população do arraial estavam protestando. Cuca acha Quindim, Rabicó e Conselheio na mata, a bruxa corre atrás deles mas Saci aparece e avisa a Cuca que uma de suas amigas foi envenenada pelos seus criados. Os três moradores do picapau conseguem fugir da Cuca. Emília faz o dono da fábrica ver o problema que a poluição pode causar, ele fala que não vai mais poluir a natureza. Os moradores do Reino das águas Claras voltam para o Reino, já que o Curupira limpou com uma mágica.
O Fantasma do Casarão
Capítulo 1 – O casarão assombrado
Pedrinho assustou Emília e Narizinho vestido de fantasma, as duas deram um grande berro. Amanheceu e Dona Benta pediu que grito foi aquele a noite, todos contaram. Depois do café da manhã, Conselheiro, Pedrinho, Emília e Narizinho foram levar a bicicloteca para o arraial. O Casarão que está sendo reformado para virar o centro cultural está sendo assombrado por um fantasma, Manuel, sócio do Nicolau foi até o sítio e contou o que estava acontecendo. Visconde foi pesquisar sobre fantasmas. Pedrinho, Narizinho, Visconde, Emília e Rabicó foram investigar o casarão, barulhos assustaram a turma.
Capítulo 2 – Dentro do Casarão
A turma do sítio com medo saiu de dentro do casarão. Dona Benta leu um livro sobre a história do casarão e descobriu que o primeiro dono da casa era o Barão de Caraminguá. A Turma do sítio decidiu se preparar mais para entrar novamente no local onde mora o fantasma e agora com a ajuda do Tio Barnabé. Dona Benta contou para seus netos e a Emília sobre o Barão de Caraminguá. Visconde montou um detector de fantasma e foram todos se aventurar. Chegando lá eles encontraram o Manuel que se juntou ao grupo, quando entraram no casarão Narizinho sentiu a presença de alguém!
Capítulo 3 – O tesouro do Barão de Caraminguá
A turma foi até a sala do casarão, abriram um armário e um esqueleto apareceu, todos se assustaram e se separaram. Tio Barnabé, Narizinho e Pedrinho encontraram uma passagem secreta e entraram nela. Rabicó foi até o salão principal e viu o fantasma, ele saiu correndo. Visconde, Emília e Manuel encontraram um empregado da casa, mas ele logo foi embora. Narizinho encontrou uma foto do Barão de Caraminguá. No sítio Dona Benta encontrou uma notícia antiga do fantasma e foi falar com seu Candorra na venda do Elias, ele falou que existe um tesouro dentro do casarão. Pedrinho, Narizinho e Tio Barnabé viram uma sombra. O Fantasma quer encontrar o tesouro do Barão de Caraminguá.
Capítulo 4 – O detector do Visconde
Rabicó estava morrendo de medo. Tio Barnabé, Pedrinho e Narizinho acharam o porco. Dona Benta descobriu a existência de um tesouro no Casarão. Visconde, Emília e Manuel viram o fantasma eles se assustaram. Dona Benta e Tia Nastácia chegaram no sítio e não encontraram a turminha, a avó decidiu ir até o casarão. Algumas latas de tinta flutuam e derrubam em Manuel. Tio Barnabé, Pedrinho, Narizinho e Rabicó entraram em uma sala e encontram várias máscaras, eles suspeitam de que o fantasma é falso, o Acessor do Manuel, Oswaldo aparece deixando todos surpresos, os netos de Dona Benta e o Rabicó conseguem fugir mas o Oswaldo pega o Tio Barnabé. Visconde e Emília limpam o Manuel, todos se encontraram novamente, Pedrinho conta que o fantasma é o acessor de Manuel, o dono da obra vai atrás do empregado. O Detector do Visconde começa a funcionar o fantasma do Barão de Caraminguá aparece.
Capítulo 5 – A prisão!
O fantasma do Barão de Caraminguá assustou a turma, todos sairam correndo. Dona Benta e Tia Nastácia estavam indo para o Casarão quando o pneu do carro furou. O Fantasma falou para todos que maltratava seus escravos mas já aprendeu a lição, todos ficaram maravilhados. Seu Candorra apareceu e ajudou a trocar o pneu do carro Dona Benta. Oswaldo pegou seu Manuel e o prendeu junto com o Tio Barnabé. O Barão resolveu ajudar a dar um susto no Oswaldo. O Acessor do Manuel se assustou e todos prenderam o falso fantasma. A Turma voltou para o sítio e resolveram comemorar. O Fantasma do Barão foi convidado, mas depois ele iria ser libertado da maldição fantasmagórica.
As caçadas do Barão de Muchausem
Capítulo 1 - Caçar no Capoeirão?
Visconde, Pedrinho, Narizinho e Emília estavam pegando minhoca para pescar. Depois eles e o Tio Barnabé foram pescar no riozinho na frente do sítio, o Tio Barnabé jurou que lá tinha peixe mas era uma piadinha. Depois o velho contou uma "história de pescador". Na hora do almoço todos ouviram um grande barulho, era o Barão de Munchausen que tinha caído com seu balão no terreiro do sítio. Todos receberam o Barão com muita felicidade. A Cambadinha foi ver o balão e encontraram uma anjinha. Barão quer caçar no Capoeirão do Tucanos.
Capítulo 2 - Início das caçadas
Visconde e Pedrinho foram atrás do Barão para impedir ele de caçar. Emília botou o nome Florinda na anjinha. Saci viu que Visconde e Pedrinho estavam com Barão caçando e resolveu fazer uma armadilha. Florinda não consegue mais voar e Emília mandou uma carta para Peter Pan pedindo ajuda. O Barão vai para um lado e Visconde e Pedrinho vão para outro, Saci prende o neto de Dona Benta e o sabugo em uma rede. Peter Pan Chega no sítio e faz a anjinha voar, mas logo ela cai e se machuca. Pedrinho fala para o Saci que estão tentando atrapalhar a caçada do Barão, ele acredita e os solta, todos ouvem um tiro e se assustam.
Capítulo 3 - O Barão e a Iara
Barão estava preparado para atirar na onça, quando o Saci apareceu e através do redemoinho levou ele, Pedrinho e Visconde até outro local. Anjinha tentou voar novamente mas uma nuvem de chuva apareceu e fez Florinda cair. Saci contou para o Curupira que tem um caçador na mata e ele já foi tomar as providências. Dona Benta contou para o Teodorico que o Barão de Munchausen foi caçar no capoeirão e avó falou muito bem do personagem, deixando o amigo de Dona Benta com ciúmes, ele e o Tio Barnabé foram para a mata. Peter Pan voou para animar Florinda mas não deu certo. Barão seguiu umas pegadas confusas e se encantou com a Iara, deixando-o paralisado.
Capítulo 4 - Às Escondidas
Pedrinho pegou uma erva e fez o Barão votar ao normal. Peter Pan fez anjinha voar com o pó de pirlimpimpim para ver se ele animava e descobriram que a asa dela está quebrada. Tio Barnabé e Teodorico estavam andando na mata quando viram o lobisomem, o Barão apareceu e com um tiro assustou o bicho. Depois todos viram a mula sem cabeça, mas logo despistaram e resolveram voltar para o sítio. Tia Nastácia consertou a asa de Florinda e Emília, Narizinho e a anjinha foram dormir. Barão foi dormir lá fora na rede, mas na verdade ele queria é caçar e partiu para o Capoeirão.
Capítulo 5 - O Barão Sumiu!
Barão saiu do sítio e foi até o Capoeirão, Saci viu e chamou os seus amigos para azucrinar o personagem. Pedrinho sonhou e foi com Dona Benta até a rede onde o Barão estava dormindo mas não perceberam o que estava na rede eram as roupas dele. Barão mirou em um mico, mas os sacis atrapalharam. Amanhece e todos vão até o quintal ver Florinda voar, a anja vai muito alto, preocupando todos. Visconde foi chamar o Barão para ver o voo e descobriu que ele não estava na rede.
Capítulo 6 - O barão vai embora
Barão atirou em Florinda pensando que era um pássaro, todos foram correndo ver a anjinha. Dona Benta chegou e foi conversar com o Barão e ele prometeu que não vai mais caçar. Florinda acorda e é levada para o sítio, Emília dá a cera das asas de Ícaro para consertar a asa e dá certo. Barão pede desculpas para a anjinha. O Personagem agradece Tia Nastácia por consertar o balão e vai embora. Depois é a vez de Florinda que agrade a todos e voa muito bem.
Memorias do Pica pau amarelo.
[observação: este episódio foi ao ar na globo com 20 capítulos, esta versão compacta foi a reprisada pelo Canal Viva, em 2010. Outra versão de 9 episódios foi exibida pelo Futura]
Capítulo 1 – Novas Memórias
A turminha do sítio estava comendo muito rápido escrever as Memórias do Picapau Amarelo, eles começaram pela aventura no Céu. Dona Benta começou a ditar. Ela iniciou quando estavam todos na varanda ouvindo a história da cabeleira de Berenice, depois Pedrinho contou como construiu o telescópio, após Tia Nastácia contou como foi que a cambadinha enganou ela para ir a lua. Visconde também participou contando como foi conhecer a sonda. Pena que no meio da aventura o dragão de São Jorge apareceu e assustou o Conselheiro.
Capítulo 2 – A explosão do cometa
Emília e Narizinho chamaram o Conselheiro para contar como ele foi salvo do Dragão de São Jorge. Dona Benta narrou o que estava acontecendo no sítio e Nastácia ficou com ciúme pois a avó chamou outra cozinheira para preparar um jantar para Teodorico. Emília contou como foi a viagem a Marte. Tia Nastácia saiu triste e Dona Benta foi atrás. Pedrinho continuou as Memórias narrando a explosão do cometa.
Capítulo 3 – no satélite
Todos continuam escrevendo as Memórias do Picapau Amarelo, Narizinho contou como encontraram o Conslheiro e o anjinho na lua. Dona Benta interrompe as Memórias e fala que não encontra Tia Nastácia no sítio, mas eles continuam a escrever. Emília narra como os astrônomos apareceram no sítio. Dona Benta acha Tia Nastácia e conta como foi o jantar da Beth Freezer, a cozinheira fica alegre. Narizinho narra como Tia Nastácia ficou depois que viu o anjo.Visconde conta como quase ficou preso no satélite (Cósmica)
Capítulo 4 – a chegada dos ingleses
Dona Benta contou para Tia Nastácia como foi a visita dos astrônomos do sítio. A Turminha narrou como foi a despedida do São Jorge e a volta para o sítio. Visconde escreveu também como foi a reação de Dona Benta quando viu o anjinho. Emília lembrou como escolheu o nome do anjo (Flor das Alturas). Enquanto o sabugo escrevia todos procuravam as estrelas trazidas da viagem, mas acabaram encontrando uma pena do Flor das Alturas. Pedrinho narrou como foi a escolha das crianças para verem o anjo, Dona Benta lembrou como foi a chegada dos ingleses.
Capítulo 5 – As memórias da viagem ao céu chegam ao fim
Visconde contou como foi a chegada das crianças inglesas no sítio e como foi ele se vestir de anjo para salvar o Flor Das Alturas. Pedrinho queria contar a parte de quando o Peter Pan chegou, mas o personagem apareceu e começou a ditar esta parte. Narizinho contou como foi conhecer a Alice no País das Maravilhas. Emília narrou como foi a despedida do anjinho. As Memórias da Viagem ao Céu termina, Peter Pan foi embora. A Próxima aventura que eles vão lembrar vai ser A Reforma da Natureza.
Capítulo 6 – a Reforma da Natureza
A turma começou a lembrar a Reforma que a Emília e o Visconde fizeram na Natureza. Pedrinho narrou a aventura do Américo Pisca pisca. Dona Benta chegou e contou como recebeu o convite para colocar paz no mundo. Emília narrou como foi que ela chamou a Magrela pra o sítio. Narizinho lembrou quando ela e seu primo foram ver a Iara no Capoeirão. Tia Nastácia interrompeu as Memórias para todos tomarem um refresco. Emília deu continuidade e contou como foi a chegada de sua amiga para Reformar a Natureza.
Capítulo 7 – Capturados pela Cuca
Emília lembrou a chegada da Magrela ao sítio. Pedrinho e Narizinho contaram como foi que eles ficaram perdidos no Capoeirão. Dona Benta narrou como foi a chegada dela e da Tia Nasatácia na Conferência da paz e como os bolinhos mais famosos do mundo fizeram os representantes dos países ficarem calmos. Emília contou qual foi a primeira reforma da Natureza. Pedrinho e Narizinho lembraram como eles e o Rabicó foram capturados pela Cuca.
Capítulo 8 – nova reforma ?
Narizinho lembrou como a Cuca transformou ela em faxineira e seu primo em um aprendiz de Bruxa. Emília contou como foi a Reforma da vaca Mocha. Tia Nastácia narrou como foi que os seus bolinhos fizeram todos os representantes da conferência ficarem calmos e como foi bagunçado o evento. Emília interrompeu as Memórias e foi para outro lugar do sítio. Tio Barnabé continuou contando a reforma que a Magrela fez no Quindim. Rabicó lembrou como foi ser preso na gruta da Cuca. Pedrinho avisa Benta e Tia Nastácia que Emília quer fazer uma nova reforma na natureza.
Capítulo 9 – as reformas do Visconde
A turma narra como Dona Benta conversou com Emília para saber o que estava acontecendo. Narizinho contou como foi que seu primo usou a magia para fazer a Cuca levitar e eles, o Rabicó e Teodorico fugirem da gruta. Emília conta como foi que a Magrela foi embora do sítio. Pedrinho conta como foi que a Cuca parou de flutuar, tudo porque o Saci narrou para ele. Narizinho lembra como foi que o Rabicó comeu alguns livros da biblioteca. Emília conta como foi desfazer as reformas. Pedrinho lembra como foi o início das reformas que o Visconde fez na natureza.
Capítulo 10 - O Polegar
Pedrinho conta como o Visconde ficou empolgado com as experiências de Doutor Zamenhoff. Todos lembram como Emília e o Visconde resolveram reformar a Natureza de novo, só que usaram a ciência. No meio das reformas, dos dois bonecos, o Pequeno Polegar apareceu pelo Sítio e já criou bastante confusão. O personagem foi ao Sítio pedir ajuda para consertar sua bota de sete léguas, mas não deu muito certo. Polegar foi para o galinheiro e uma galinha o atacou.
Capítulo 11 - Nastácia e o Polegar
Todos lembram como Tia Nastácia salvou o Polegar da galinha. Pedrinho e Narizinho contam como encontraram Polegar. Emília manda o Visconde escrever como conseguiu fazer as botas de sete léguas do Polegar funcionar. Visconde escreve como suas experiências foram levadas pela chuva e como causou a maior confusão com os insetos gigantes. Todos lembram de como Rabicó ficou preso no caminhão da Campanha Contra a Fome.
Capítulo 12 - Insetos gigantes!
A turma lembra como Pedrinho salvou o Rabicó de dentro do caminhão da Campanha Conta a Fome. Visconde lembra como operou o Pequeno Polegar e como o personagem ficou grande. Insetos gigantes aterrorizaram muitas pessoas em todo mundo. Todos lembra como Candorra quis vender o seu sítio por causa de uma formiga gigante. Pedrinho e Narizinho lembram como viram uma pulga gigante perto da fazenda de Candorra.
Capítulo 13 - a centopeia gigante
A turma lembra como a formiga gigante sumiu diante dos olhos de Pedrinho e Narizinho. Depois lembram como uma pulga gigante assustou o coronel Teodorico que estava passando por ali. A mesma pulga foi até o arraial e assustou a todos. Todos se lembram do doutor chamado Strassnoff chegou no sítio para prender os bichos que ali estavam, pois as origens dos monstros começaram ali. O Saci avisou a cambadinha se não desfazerem a bagunça o curupira vai atacar o sítio. Nastácia lembra de quando uma centopeia apareceu no sítio.
Capítulo 14 - A Porta se abre misteriosamente!
As memórias continuam. Nastácia serve chocolate quente para a turminha se esquentar. Depois todos lembram de como os bichos gigantes são presos. As Memórias continuam sobre as aventuras da turminha. Visconde põe um ponto final nas Memórias e a porta da casa abre misteriosamente e barulhos estranhos dão para ser escutados.
[As ações que acontecem depois que a porta se abre misteriosamente podem ser acompanhados na próxima aba, com o episódio "O Menino Bruxo", da segunda temporada]
MisterSilva : http://canalsitiodopicapauamarelo.blogspot.com/